Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
Direito e Literatura: escassez de estudos teórico-críticos
Lucio Flávio Rocha Junior

Última alteração: 16-12-2020

Resumo


Desde o início do século XX, há pesquisas que visam à compreensão das produtivas relações entre Direito e Literatura, dividindo estes estudos em três grandes áreas: Direito Da Literatura, Direito Como Literatura e Direito Na Literatura. As produções da novel disciplina Direito e Literatura, embora sejam uma prática pedagógica ainda pouco comum, tanto na seara jurídica quando na literária, quando feitas com embasamento teórico adequado inerente a estes estudos, têm trazido resultados riquíssimos para o campo científico, uma vez que, por meio do entrecruzamento de suas fronteiras, ambas disciplinas se complementam e se tornam relevantes para o meio acadêmico, considerando que o objeto de estudo se move em um campo de investigação que ultrapassa os limites individuais de cada disciplina. Afim de verificar justamente o aporte teórico utilizado neste tipo de análise, este estudo visou a verificar os teóricos utilizados na produção dos artigos publicados nos GT de Direito, Arte e Literatura do CONPEDI nos anos de 2017, 2018 e 2019, vinculados à categoria Direito e Literatura. Após a referida análise, foi possível verificar que boa parte dos estudos contêm pouquíssimo embasamento teórico, resultando em estudos pobres em fundamentação e estimulados pela paixão por esta ou aquela disciplina, sem contribuir de fato para nenhuma delas ou para a sociedade.


Referências


CAMPOS, Paulo de Souza. Racismo e criminalidade na literatura brasileira: o olhar de Lemos Brito. Revista Espaço Acadêmico, v. 3, n. 31, 2003

 

CARVALHAL, Tania Franco. Literatura Comparada. São Paulo: Ática, 2003.

 

FIGUEIRÊDO, Ediliane Lopes Leite De. Beecher stowe e jorge amado - da cabana ao trapiche: uma visão jusliterária da injustiça social. 2011. 133f. Dissertação (mestrado em literatura e interculturalidade) - programa de pós-graduação em literatura e interculturalidade – PPGLI, universidade estadual da paraíba – UEPB, campina grande, 2011.

 

GODOY, Arnaldo Sampaio de Moraes. Direito & Literatura: ensaio de síntese teórica. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

 

GRAAKER, Jeanne. O Negócio da Lei e da Literatura: Criar uma Ordem Imaginar um Homem. In: TRABUCO, Cláudia; BUESCU, Helena; RIBEIRO, Sônia. (Coord.). Direito e Literatura: mundos em diálogo. Coimbra: Almedina, 2010.

 

OST, François. Contar a lei: as fontes do imaginário jurídico. São Leopoldo: Unisinos, 2005

 

SCHWARTZ, Germano. A constituição, a literatura e o direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.

 

TRINDADE, André Karam; GUBERT, Roberta Magalhães. Direito e literatura: aproximações e perspectivas para se repensar o direito. In:TRINDADE, André Karam;

GUBERT, Roberta Magalhães; NETO, Alfredo Copetti (Orgs.). Direito & literatura: reflexões teóricas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008. p. 11-66.

 

TRINDADE, André Karam; BERNSTS, Luísa Giuliani. O estudo do Direito e Literatura no Brasil: Surgimento, Evolução e Expansão, Anamorphosis, v. 3, n. 1, 2017.


Texto completo: PDF