Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
Em busca da Surdidade: o entre-lugar da cultura surda na contemporaneidade
Gabriele Vieira Neves

Última alteração: 15-12-2020

Resumo


Os termos “identidade” e “cultura surda” têm sido largamente utilizados nos últimos anos para se referir às experiências de pessoas surdas ao redor do mundo. Isso decorre do esforço coletivo de pesquisadores dos chamados Estudos Surdos para deslocar a surdez dos discursos clínicos da deficiência e da anormalidade. Entretanto, acredita-se que seja necessário repensar os usos desses termos sob pena de se cair em um essencialismo e num binarismo que não transcende os processos individuais de identificação. Cada vez mais se faz se necessário pensar em políticas de “identidades surdas” interseccionalizadas, em que se considerem também aspectos como gênero, etnia, classe social, etc, os quais também constituem as relações pessoais, sociais e determinam as formas dos sujeitos interagirem entre si e com o mundo. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é compreender o entre-lugar da surdidade e da cultura surda na contemporaneidade. Utilizou-se como referencial teórico os estudos de autores como Paddy Ladd, Harlan Lane, Carlos Skliar, Zigmunt Bauman, Stuart Hall, Djamila Ribeiro e Judith Butler. Conclui-se que o conceito de surdidade, proposto por Paddy Ladd (2011) pode representar um avanço para um entendimento mais amplo das experiências de ser-surdo-no-mundo, sem enquadrar na categoria de deficiência auditiva toda a experiência de ser surdo.


Referências


BAUMAN, Zygmunt. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2012.

BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder: Teorias da sujeição. Trad. Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

EDWARDS, R. A. R. Words Made Flesh: Nineteenth-Century Deaf Education and the Growth of Deaf Culture (The History of Disability). NYU Press. Edição do Kindle, 2012.

HALL, Stuart. A identidade Cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.

_______. Etnicidade: identidade e diferença. Crítica Cultural. v.11, n.2, p. 317-327, jul./dez. 2016.

LADD, Paddy. Comprendiendo la cultura sorda: en busca de la Sordedad. Gobierno de Chile. Consejo Nacional de la Cultura y las Artes, Fondo Nacional de Fomento del Libro y la Lectura, Concepción, 2011.

LANE, Harlan. A Journey into the Deaf-World. DawnSignPress. Edição do Kindle, 1996.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Polen, 2019.

SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: Ensaios sobre dependência cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.


Texto completo: PDF