Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
Silviano Santiago e o discurso transgressor latino-americano: balbucios a partir da Fronteira-Sul
Dênis Angelo Ferraz, Edgar Cézar Nolasco

Última alteração: 16-12-2020

Resumo


crítico-biográfica fronteiriça, a partir do discurso transgressor que é evocado pelo escritor mineiro, Silviano Santiago, sobretudo em sua conceituação do entre-lugar do discurso latino-americano, que aponta para uma abertura ao debate pós-colonial podendo se relacionar com a desobediência epistêmica de Walter Mignolo, esse discurso se erige a partir da cultura marginal e dos corpos que acabam por se tornarem inconvenientes (SANTIAGO, 2019) frente às normas instituídas socialmente. A partir de tais indícios é possível vislumbrar toda relevância de se erigir tal reflexão, engendrando nesse debate conceitual um pensamento outro, numa abordagem que se pauta a partir de estudos descoloniais, que leve em conta o bios e o lócus de onde se emerge esses discursos, incorporando assim o pensamento que emerge na e a partir da fronteira e meu próprio bios, minha condição de pesquisador e homem negro. Depreendendo-se à uma reflexão que se paute na desobediência epistêmica (MIGNOLO), por meio de uma discussão à luz das conceituações de Edgar Cézar Nolasco, Boaventura Santos e de Walter Mignolo. Com esse intento evidencia-se a importância de erigir leituras com base no pensamento fronteiriço, pois é nítido que a partir das inconveniências de corpos transgressores emergem vozes dissonantes como resistências políticas (SANTIAGO, 2019) em busca de (re)existirem, de modo que reforçam a urgência de se aprender a desaprender para assim reaprender de um modo outro.


Referências


ACHUGAR, Hugo. Planetas sem boca: escritos efêmeros sobre arte, cultura e literatura. Tradução: Lyslei Nascimento.  Belo Horizonte. Editora UFMG, 2006

 

BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. Pedagogias da diversalidade. In: CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS: Pedagogias Descoloniais, Pedagogias, v. 1 n. 21 (2019). Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/cadec/article/view/9691 Acesso em: julho/2020.

 

FERRAZ, Dênis A.; NOLASCO, Edgar Cézar. Literatura transgressora em Silviano Santiago. In: Anais do III Seminário Internacional de Estudos de Linguagens e da XXI Semana de Letras FAALC/UFMS. Nº 2 (2020). Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/SIEL/article/view/9648 Acesso em: outubro/2020.

 

LOPES, Denilson. Do entre-lugar ao transcultural. In: LOPES, Denilson. No coração do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 2012, p. 21-46.

 

MIGNOLO, Walter. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. 2008. Disponível em: http://professor.ufop.br/sites/default/files/tatiana/files/desobediencia_epistemica_mignolo.pdf. Acesso em: julho. 2020

 

MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v32n94/0102-6909-rbcsoc-3294022017.pdf Acesso: agosto. 2020.

 

MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. 2017. Disponível em:

https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/download/772/645 Acesso: setembro. 2020.

 

MIGNOLO, Walter. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

 

MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica: Retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Ediciones del Signo, 2010

Disponível em: file:///C:/Users/denis/Downloads/Mignolo%20Walter%20-%20Desobediencia%20Epistemica.PDF Acesso: setembro. 2020.

 

NOLASCO, Edgar Cézar. Perto do coração selbaje da crítica fronteriza. São Carlos: Pedro&João Editores, 2013.

 

NOLASCO, Edgar Cézar. Silviano Santiago e o lugar onde o sol se põe: entrelugares epistemológicos ao sul da fronteira-sul. In: CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS: Silviano Santiago: uma homenagem. v. 6, n. 11. Campo Grande: Editora UFMS, 2014, p. 17-29.

NOLASCO, Edgar Cézar. Descolonizando a pesquisa acadêmica. 2018. Disponível

em: https://periodicos.ufms.br/index.php/cadec/article/view/7725 Acesso em: agosto.

2020.

 

NOLASCO, Edgar Cézar. Habitar a exterioridade da fronteira-sul. 2018. Disponível

em: https://periodicos.ufms.br/index.php/cadec/article/view/7771 Acesso em: agosto.

2020.

 

NOLASCO, Edgar Cézar. Por uma gramática pedagógica da fronteira-sul. 2019.

Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/cadec/article/view/9688 Acesso

em: agosto. 2020.

 

PESSANHA, Juliano Garcia. Recusa do não-lugar. São Paulo: UBU Editora, 2018.

 

SANTIAGO, Silviano. Em liberdade: uma ficção de Silviano Santiago. 4ª. ed. Rio de

Janeiro: Rocco,1994.

 

SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. In: Uma literatura

nos trópicos: edição ampliada. Recife: Cepe, 2019, p. 09-30.

 

SANTIAGO, Silviano. Inconveniências do corpo como resistência política. 2019.

Disponível em: https://issuu.com/suplementopernambuco/docs/pe_165_web Acesso: julho. 2020.

 

SANTIAGO, Silviano. O feroz inquieto. Entrevista a LESSA, Carina. Disponível em:

http://rascunho.com.br/o-feroz-inquieto/ Acesso em: setembro. 2020.

 

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010.


Texto completo: PDF