Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
- ENTRE FRONTEIRAS - Contribuições sociológicas para os estudos da 'Terra das Cataratas'
Gabriel de Siqueira Gil

Última alteração: 16-12-2020

Resumo


Nosso trabalho apresenta algumas reflexões sobre a contribuição de estudos sociológicos, particularmente da Sociologia do Turismo, sobre a cidade de Foz do Iguaçu – Paraná, Brasil. Conhecida por seu principal atrativo turístico às Cataratas do Iguaçu, a cidade ganha projeção internacional por sua paisagem patrimonial ligada ao Patrimônio da Humanidade, reconhecido e classificado pela UNESCO. Por este feito simbólico do patrimônio natural e excepcionalidade da paisagem cultural, Foz do Iguaçu é projetada ao mundo sobre seus slogans turísticos: Terra das Cataratas e Foz do Iguaçu Destino do Mundo. Esta dimensão favorece a ideia de ser uma cidade constituída para exercer sua “vocação turística”. Ao mesmo tempo, sua configuração fronteiriça como cidade central na conformação do “Território Transnacional do Iguaçu” favorece seu produto turístico através da ideia de multiculturalidade. A cultura como recurso é uma condição recorrente na retórica turística sobre o turismo na “cidade da fronteira”. Nosso trabalho realiza uma análise estrutural construtivista para valorizar a contribuição dos estudos sociológicos sobre o turismo na “Terra das Cataratas”.



Referências


BERNARDO, Edgar. Abordagens teóricas ao turismo. 2013.

BOURDIEU, Pierre. Homo academicus. Stanford University Press, 1984 [2017].

BOULLÓN, Roberto. Planificación delespacio turístico. Trillas: México, 1991.

CAPANEGRA, César A. Sociología del turismo. In: VI Jornadas de Sociología de la UNLP 9 y 10 de diciembre de 2010 La Plata, Argentina. Departamento de Sociología, 2010.

COLOGNESE, Silvio Antonio. O desenvolvimento da sociologia no Oeste do Paraná. Tempo da Ciência, v. 12, n. 24, p. 145-160.

DA COSTA, Everaldo Batista. A concretude do fenômeno turismo e as cidades-patrimônio-mercadoria: uma abordagem geográfica. Livre Expressão, 2010.

FALERO, Alfredo; CAMPODÓNICO, Rossana (Ed.). El turismo bajo la lupa académica. Ediciones Universitarias, Unidad de Comunicación de la Universidad de la República, 2014.

FERNANDES, João Luís Jesus, Turismo e fronteiras: uma relação dinâmica entre o turismo cultural e político; in. DOS SANTOS, Norberto Pinto. Espaços e tempos em Geografia. Homenagem a António Gama. Cadernos de Geografia, n. 37, p. 563, 2018.

MARUJO, Noémi. A sociologia e o turismo. 2005.

PAIVA, Maria das Graças de Meneses. Sociologia do turismo. SP: Papirus, 1995.

NETTO, A.; TRIGO, L. Turismo na América Latina: casos de sucesso. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2016.

SOUZA, Aparecida Darc de. FORMAÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL DE FOZ DO IGUAÇU: um estudo sobre as memórias constitutivas da cidade (1970 – 2008). 2008



Texto completo: PDF