Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
Mulheres do/no rap nacional: as lutas do feminismo negro
Maria Luisa Barbosa Martins

Última alteração: 16-12-2020

Resumo


No presente trabalho analisamos as falas de mulheres inseridas no âmbito da literatura marginal, mais especificamente no cenário do rap nacional, que produzem um discurso de enfrentamento e denúncia da realidade vivida por mulheres negras nas periferias brasileiras. Para tratarmos da posição da mulher subalterna e negra no Brasil atual é necessário traçar um percurso histórico que diferencie e especifique a trajetória da mulher negra com relação à trajetória da mulher branca. É nítido que as diferentes frentes do movimento feminista sempre existiram, mas antes de se entender o movimento feminista como tal e discernir suas diversidades, partimos do período de pós-escravidão, de luta dos povos negros, e da diferença nesse processo que tornou a luta da mulher negra claramente diferente à luta da mulher branca., e que se deixou uma dívida histórica enraizada socialmente. Utilizamos a teoria feminista negra como principal base a para nossa pesquisa, nos apoiando em nomes como Angela Davis, Bell Hook e Djamila Ribeiro, juntamente com a análise de letras de raps compostos por essas mulheres que utilizam de sua poesia marginal para lutar contra o machismo, o racismo, a desigualdade social, a violência policial, dentre tantos outros temas que são abordados em formato de denúncia em suas composições, temáticas essas que convergem para as teorias feministas utilizadas no aporte teórico.

 


Referências


BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

 

CARNEIRO, Sueli. Gênero, Raça e ascensão social.  Revista Estudos Feministas n.2, 544-552, 2ºsemestre, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/16472 acesso em: 14 de outubro de 2020.

 

CONTADOR, A. c.; FERREIRA, E. L. Ritmo & Poesia Os caminhos do Rap. Lisboa: Editora Assírio & Alvim, 1997.

 

DAVIS, Angela. Mulheres, Cultura e Política. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2017.

 

DAVIS, Angela. Mulheres, Raça e Classe. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo: 2017.

 

FERNANDES, Ana Claudia F. O Rap e o Letramento: a construção da identidade e a constituição das subjetividades dos jovens na periferia de São Paulo. Dissertação em Educação. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo. P. 273, 2014

 

GONZALES, Lélia. Racismo e Sexismo na Cultura brasileira. In: “Temas e problemas da população negra no Brasil”. IV Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 1980, Rio de Janeiro, 1980. P.223-244.

 

GUMARÃES, M. E. A. Do Samba ao Rap A música negra no Brasil. Tese em Sociologia. Universidade de Campinas (Unicamp). Campinas, p.277,1998.

HOOKS, Bell. E eu não sou uma mulher? mulheres negras e feminismo. Tradução de Bhuvi Libanio. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2019.

 

LIMA, Mariana Semião de. Rap do batom: família, educação e gênero no universo rap. Dissertação em Educação. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, p. 124, 2005.

LOUREIRO, Bráulio R. de Castro. Arte, cultura e política na história do rap nacional. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n.63, p. 235-241, abril, 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/114886 acesso em: 14 de outubro 2020.

 

PITANGA, Carolina Vasconcelos. Nas tramas do rap nacional: histórias de rimas e batidas. Repocs, vol. 13, n.26, jul,2016 Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/306270296_Nas_tramas_do_rap_nacional_historias_de_rimas_e_batidas acesso em: 14 de setembro 2020.

 

RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro? São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

 

RIGHI, Volnei José. Rap: Ritmo e Poesia Construção identitária do negro no imaginário do rap brasileiro. Université Européenne de Bretagne/Renner, Volume único, p.1-515, setembro,2011. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/10853 acesso em: 14 de outubro 2020.

 


Texto completo: PDF