Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
Panorama Social y Educativo de Las Personas Con Discapacidad en Bolivia
Nirvana Cordeiro, Eladio Sebastián Heredero, Patricia Helena Mirandola Garcia

Última alteração: 16-12-2020

Resumo


O presente trabalho mostra qual é o panorama da inclusão das pessoas com deficiência -PCD- na Bolívia, as leis que promovem a inclusão e o cenário educacional que essas pessoas encontram para ter acesso a formação em escolas como nas universidades do município de Cochabamba especificamente. Para isso, foi realizada uma busca documental nas páginas web dos órgãos públicos do país, como dados estatísticos e cifras oficiais, bem como nas páginas dos principais jornais do país que são as fontes mais atualizadas de informação sobre o assunto e por último , foram realizadas pesquisas com dois grupos de pessoas, pais de crianças em idade escolar e professores para a obtenção de dados sobre a educação praticada na cidade de Cochabamba, somados às informações e percepção pessoal do autor do texto durante os anos de experiência no país. Foi possível obter informações sobre a situação das PCD no país como dados imprecisos de órgãos governamentais e o panorama de inclusão educacional enfrentado por essas pessoas.

 

Palavras-chave: Deficiência; Inclusão educacional; Políticas educacionais


Referências


 

CONVENCIÓN SOBRE LOS DERECHOS DE LAS PERSONAS CON DISCAPACIDAD, 1., 2006, Nueva York. NACIONES UNIDAS- Personas con Discapacidad. Departamento de Asuntos Económicos y Sociales. [S. l.s. n.], 13 dez. 2006. Disponível em: https://www.un.org/esa/socdev/enable/documents/tccconvs.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

NOGALES ALCAZAR, Mayra Andrea; SCHOLZ DELGADO, Cecilia (tutora). Centro de adaptación para niños con parálisis cerebral. Thesis, 2013. Disponível em: <http://repositorio.umsa.bo/xmlui/handle/123456789/10050>. Acesso em: 25 jul. 2020.

-ONU (Nova York). ONU. Panorama general Informe sobre Desarrollo Humano 2016: Desarrollo humano para todos. 1. ed. Nova York: Propiedad del Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo, 2016. 286 p. v. 1. ISBN 978-92-1-326064-7. Disponível em: https://www.undp.org/content/dam/undp/library/corporate/HDR/HDR2016/HDR_2016_report_spanish_web.pdf. Acesso em: 6 set. 2020

Texto completo: PDF