Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
Os Temas Transversais na Prática Pedagógica de Professores de Ciências em Escolas da Rede Pública do Amazonas
Eloisa de Souza Santos

Última alteração: 16-12-2020

Resumo


Este recorte de pesquisa buscou verificar como os temas transversais são desenvolvidos por professores de ciências, com destaque para as questões ambientais, em escolas públicas estaduais da zona oeste de Manaus. Esta investigação parte do pressuposto de que a escola também pode ser considerada um locus inicial de promoção da (des)colonialidade, sobretudo na disciplina Ciências ministrada na Amazônia tão vastamente alardeada pelos impactos que vem sofrendo atualmente, decorrente da visão colonial que se tem dela como recurso, apenas. A metodologia utilizda nesta pesquisa teve abordagem qualitativa, com a aplicação das técnicas de questionário e entrevista com 18 professores que ministram aulas de ciências naturais ou biológicas. O tratamento dos dados baseou-se na análise de conteúdo, de acordo com a qual as categorias emergem da fala do entrevistado. Foi possível observar que os professores conhecem os temas transversais e sabem como implementá-los. Contudo, dão prioridade para os temas específicos de suas disciplinas por fatores diversos como falta de habilidade para o trabalho colaborativo; dificuldade de articulação com a coordenação pedagógica; falta de estrutura adequada para este fim nas escolas, dentre outras justificativas. Esta pesquisa sugere que a formação dos professores para o trabalho colaborativo com discussão e diálogo se apresenta como uma alternativa ao paradigma colonial moderno, e aos poucos pode substituir ou superar o paradigma cartesiano que promove o saber isolado, o que dificulta o fazer ciência em contexto dinâmico e de modo descolonial.

Referências


BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BOBERG, H. T. R. et al. Transdisciplinaridade: origem, conceito e  possibilidades em sala de aula. In: VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÓ LETRAS - ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná – Centro de Letras, Comunicação e Artes. Jacarezinho, 2010.  p. 474 -501. Não achei esse artigo, coloquei outra referência.

CANDAU, V. M. F. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: REALI, A. M. M. R. e MIZUKAMI, M. G. N. (orgs.). Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: Ed. UFSCar, 1996, p. 139-152.

DESCARTES, R. Discurso do método. Trad. Maria Ermantina Galvão São Paulo: Martins Fontes, 2001

IRWIN, A. Ciência cidadã. Lisboa: Instituto Piaget, 1998. (coloquei o Nascimento)

MIZUKAMI, M. G. N. Docência, trajetórias pessoais e desenvolvimento profissional. In: REALI, A. M. M. R. e MIZUKAMI, M. G. N. (Orgs). Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: UFSCar, 1996, p. 59-91.

MORIN. E. Introdução ao pensamento complexo. 5. Ed. Porto Alegre: Sulina, 2007

MORIN. E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 8. Ed. Rio de Janeiro: Bertran d Brasil. 2003.

NASCIMENTO. F. et al. O Ensino de Ciências no Brasil: Histórias, formação de professores  e os desafios atuais. In: Revista HISTEDBR. On line, Campinas, n.39, p. 225-249, set. 2010.

STORT, E.V.R. Cultura, imaginação e conhecimento: a educação e a formalização da experiência. Campinas: Ed. UNICAMP, 1993.

YUS, R. Temas transversais: em busca de uma nova escola. Trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.


Texto completo: PDF