Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
Caligramas coloridos: a poesia limítrofe de Sergio Medeiros
Sirley da Silva Rojas Oliveira

Última alteração: 16-12-2020

Resumo


O poeta Sergio Medeiros é de Bela Vista Mato Grosso do sul, fronteira entre Brasil e Paraguai e traz em suas obras muito sobre a cultura ameríndia, além da defesa de que folhas, pedras, árvores, os elementos constitutivos da natureza possuem alma como os homens, visão essa que também se alinha às teorias de Eduardo Viveiro de Castro. Outro ponto que chama atenção na obra de Medeiros é a poesia visual inovadora que o poeta produz, com mais desenhos e cores do que a poesia visual dos poetas concretistas brasileiros, fazendo com que sua poética assuma também um lugar fronteiriço no sentido da forma: imagem-palavra; palavra-imagem. Sergio Medeiros é um poeta que explora mais sentidos visuais e menos linguagem verbal em seus caligramas rompendo com as fronteiras da poesia experimental tradicional.


Referências


CAMPOS, Augusto de. Viva Vaia. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CARVALHO, Luis Felipe dos Santos. Na fronteira do outro – motins antropofágicos. Tese (Doutorado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio. Rio de Janeiro 2010, p. 83-115.

REIS, Carlos. Capítulo V – A poesia lírica. In:_______. O conhecimento da literatura. Introdução aos estudos literários. 2. ed. Coimbra: Almedina,1999.

FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna. São Paulo: Duas Cidades, 1978.

MEDEIROS, Sérgio. Os Caminhos e o Rio. São Paulo: Iluminuras, 2019.

MEDEIROS, Sérigo. N Descritos com rimas. [Recurso eletrônico on-line]/Sergio Medeiros 1.ed. – São Paulo: Iluminuras, 2020. Disponível em < https://medeirossergio.blogspot.com/> Acessado em: 10, agosto, 2020.

MEDEIROS, Sergio. Toten. Wordpress: 2019. Disponível em <https://medeirossergio.wordpress.com/page/2/> Acessado em :24, junho, 2020.


Texto completo: PDF