Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DE LITERATURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: É POSSÍVEL UM VIÉS DESCOLONIAL?
Karine de Lara Cabral Nunes

Última alteração: 16-12-2020

Resumo


Após identificar um vácuo em estudos e pesquisas voltados para o trabalho com a literatura na Educação Básica, optei por me dedicar, no mestrado, à investigação da lacuna que há na abordagem do ensino de literatura nos anos finais do ensino fundamental. Meu objetivo principal é responder a seguinte questão: Qual é a proposta para o ensino da literatura em documentos oficiais e nas discussões teóricas contemporâneas? No entanto, neste trabalho em específico, o recorte é feito para atender ao viés descolonial. Assim, o estudo ocorre por meio da análise de documentos oficiais, entre eles, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP), e de levantamento e análise de teóricos e estudiosos que se voltam ao ensino de literatura do 6º ao 9º ano. Entre esses estudiosos, as ideias mais comuns são: a literatura como força textual, sedutora, capaz de provocar a adesão e o despertar de sentidos múltiplos. Neste contexto, o professor como mediador será o responsável pela movimentação da literatura dentro das escolas, introduzindo no ambiente escolar obras variadas; para isso, ele deve ser um leitor, pois se não conhece os livros não poderá formar leitores. Assim sendo, as noções de emissor e receptor são repensadas como sujeitos dialógicos sociais devidamente inseridos na contemporaneidade da sociedade (Cademartori, 2012; tInOco, 2013; Cosson, 2019; Sales, 2017; Cechinel e sales, 2017). Como resultado, discuto o que os documentos oficiais e estudiosos contemplam acerca da descolonialidade no ensino da literatura. O trabalho contribui para uma reflexão sobre nossas atitudes, enquanto educadores no processo de não legitimar o ensino eurocêntrico na área da linguagem; aponta a necessidade de uma prática voltada à desconstrução de um ensino de literatura pelo viés descolonial.

Palavras-chave: BNCC; CREP; Descolonização; Ensino de Literatura.

 


Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base Acesso em: 17 ago. 2020.

 

CADEMARTORI, Ligia. O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

 

CECHINEL, André; SALES, Cristiano (Orgs.). O que significa ensinar literatura? Florianópolis: Editora da UFSC, 2017.

 

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2019.

 

FREIRE, Paulo (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

 

PARANÁ. Currículo da Rede Estadual Paranaense. Língua Portuguesa. 2019. Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Secretaria-lanca-o-Curriculo-da-Rede-Estadual-Paranaense Acesso em: 17 ago. 2020.

 

RUFINO, Luis. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.

 

TINOCO, Robson Coelho. Percepção do mundo na sala de aula: Leitura e literatura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luiza de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 135-151.


Texto completo: PDF