Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
Atitudes Linguísticas no Falar dos Costarriquenses
Wanessa Rodovalho Melo Oliveira

Última alteração: 16-12-2020

Resumo


Este estudo propõe discutir sobre as atitudes linguísticas presentes na fala dos nativos do município de Costa Rica-MS, sendo este o lócus desta pesquisa por pertencer à Tríplice Fronteira entre os estados de MS, MT e GO. Nesse sentido, alguns objetivos específicos permearam o tema em questão, a fim de compreender como os costarriquenses percebem a própria língua; analisar como os falantes nativos desta cidade veem a fala e as influências dos imigrantes; identificar, a partir da perspectiva da Sociolinguística, o sotaque dos costarriquenses. Portanto, a proposta deste trabalho pauta-se na abordagem quali-quantitativa, a partir da aplicação de um questionário semiestruturado com 13 perguntas dirigidas a 20 costarriquenses entrevistados por meio do aplicativo WhatsApp em virtude da pandemia mundial causada pelo Covid 19. A pesquisa constatou-se que os costarriquenses entendem a língua que falam como a de prestígio, contudo, ressalta-se que existem diferentes falares na região, sobretudo entre os próprios nativos. Não obstante, os dados da pesquisa também revelaram que a fala que consideram como a mais correta não é a deles, pois classificam-na como caipira, tendo o r e s puxados, que ,segundo eles, isto se deve às suas raízes e às influências dos imigrantes, principalmente dos goianos e mineiros.


Referências


ALVES, M. I. P. M. Atitudes linguísticas de nordestinos em São Paulo: uma abordagem prévia. 1979. 226f. Dissertação (Mestrado em Linguística), Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1979.

 

BISINOTO, L. S. J. Atitudes sociolingüisticas em Cáceres-MT: efeitos do processo migratório. Campinas, SP: [s.n.], 2000.

 

BRASIL. Secretaria de educação fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa-ensino de 1ª a 4ª série. Brasília: MEC / SEF, 1997.

 

CALVET, L-J. Sociolinguística: uma introdução crítica. Tradução Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2002.

 

COELHO et al. Sociolinguística. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2010. Disponível em: http://ppglin.posgrad.ufsc.br/files/2013/04/Sociolingu%C3%ADstica_UFSC.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.

 

CORBARI, C. C. Atitudes Linguísticas: um estudo nas localidades paraenses de Irati e Santo Antônio do Sudoeste. Tese (Doutorado em Letras), Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Salvador, 2013.

 

DALLEASTE, A. P. Crenças e atitudes linguísticas: um estudo da língua e cultura italianas em Matelândia/PR. Cascavel, 2016.

 

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

 

LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

GIMENES, G.S.; NUNES-MENDES, A.N. B. As expressões “égua” e “mana” na linguagem do amapaense. In: DALLA PRIA et. al.(orgs). Linguagem e línguas: invariância e variação. Campinas-SP: Pontes, 2014.

 

LAMBERT, W. W.; LAMBERT, W. E. Psicologia social. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

 

LAMBERT, W. W. Psicologia Social. Trad. Dante Moreira Leite. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

 

LIMA NETO, N. V. Brasília, sua gente, seus sotaques: difusão candanga e focalização brasiliense na capital federal. 2018. 259 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística), Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

 

MANZINI, E. J. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semi-estruturada. In: MARQUEZINE: M. C.; ALMEIDA, M. A.; OMOTE; S. (Orgs.) Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina: Eduel, 2003. p.11-25.

 

MONTEIRO, J. L. Para compreender Labov. 3 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008.

 

OLIVEIRA, W. R. M. Atitudes linguísticas na fala dos costarriquenses. Traços de Linguagem, v. 4, n. 1, p. 38-49, 2020.

 

PASTORELLI, D. S. Crenças e atitudes linguísticas na cidade de Capanema: um estudo da relação do português com línguas em contato. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.

 

SILVA, E. G. Contatos Bilíngues: atitudes linguísticas da interação do falar boliviano com o falar cacerense. Cáceres, 2016.

 

SILVA-PORELI, G. A. Crenças e atitudes linguísticas na cidade de Pranchita-PR: um estudo das relações do português com línguas em contato. Londrina, PR: UEL, 2010.

 

SILVA, R. E. A aldeia Lagoinha e suas atitudes linguísticas frente ao bilinguismo entre as línguas Terena e portuguesa numa perspectiva sociolinguística. Campo Grande, MS: UEMS, 2019.

 

TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Ática, 1985.


Texto completo: PDF