Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
Paulo Freire e Boaventura Sousa Santos: Convergências para o pensamento crítico
Ana Otero de Oliveira Mendonça

Última alteração: 16-12-2020

Resumo


Este artigo apresenta como objetivo promover a reflexão sobre a libertação colonial a partir de duas obras selecionadas: Pedagogia do oprimido (1983) de Paulo Freire em relação com a sociologia crítica Boaventura de Souza Santos, Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências (2002). Nesta investigação desenvolvemos a hipótese de que a crítica ao hegemônico é fundamental nos processos de libertação, e que o pensamento pedagógico proposto por Freire é em si uma proposta anti-hegemônica. Por se tratar de uma pesquisa teórica, a metodologia se refere ao manejo de textos, conceitos e enunciados críticos. O método desenvolvido para a aproximação entre as linguagens de Freire e Santos consiste em uma perspectiva qualitativa e crítica dos textos selecionados através do diálogo de seus pontos chave, buscando similaridades entre elas. A breve reflexão teórica apresentada sintetiza alguns aspectos críticos fundamentais frente a construção do imaginário do mundo moderno/colonial e a construção de pensamento no hemisfério ocidental. A crítica à monocultura dos saberes é cada vez mais necessária, em um mundo aceleradamente globalizado. Após esta reflexão, percebemos que os processos de transformações sociais contra hegemônicos necessitam promover a crítica à linearidade e à exclusividade da razão estabelecida pela colonização ocidental. A problematização crítica questiona a naturalização hierárquica e dicotômica, bem como a concepção de um saber único absoluto e principalmente que se encontre fechado ao diálogo. Por fim, consideramos que apenas “esvaziar” a colonialidade do saber não é suficiente, precisamos criar novas possibilidades de pensar e agir que sejam congruentes com a ecologia de saberes.


Referências


 

BLOCH, E. The principle of hope. Cambridge, Mas.:MIT Press, 1995.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 6 ed. Trad. Rosisca Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz & Terra. 1982.

_______. Pedagogia do oprimido. 13ed. Rio de Janeiro: Paz Terra, 1983.

MAFRA, J. et. al. (Orgs.). Globalização, educação e movimentos sociais: 40 anos da Pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora L, 2009.

SANTOS, B. S. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista crítica de ciências sociais, n. 63, p. 237-280, 2002.


Texto completo: PDF