Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
O MICROCOSMO COMO TERRITÓRIO DE MEMÓRIA E RESISTÊNCIA HISTÓRICO-SOCIAL EM OBRAS DE ANTÔNIO TORRES E GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
Sarah Moraes Rezende, Ivana Teixeira Figueiredo Gund

Última alteração: 14-12-2020

Resumo


A pesquisa objetivou investigar as obras da Literatura Baiana que podem ser conectadas a um contexto latino-americano. Para tanto, abarcou estudos de temas comuns entre a literatura baiana e colombiana, contemplando aspectos que são pontos de entrecruzamento cultural, histórico e social, tais como território, identidade e memória, por meio dos espaços literários de Junco e Macondo. Esses pontos de contato são parte da metáfora construída a respeito do espaço latino-americano, visto como labirinto: se por um lado, sua forma ou fronteiras foram historicamente definidas, por outro lado, em suas trilhas, os habitantes que caminham nesse espaço se encontram ou podem voltar sobre seus passos e reconstruir o percurso por novos pontos de observação ou escolhas. Para essa discussão, elegeu-se, como corpus a produção literária de Antônio Torres com as obras Essa Terra (1976); O cachorro e o Lobo (1997) e Gabriel García com a obra Cien años de soledad (1967).  A metodologia foi constituída por uma abordagem qualitativa para análise sobre a construção do território e as marcas de identidade Latino Americana. Como aporte teórico, a pesquisa centrou-se nos estudos de Octávio Paz (1984, 1996) sobre a imagem do labirinto; Mignolo (2017,) e Catherine Walsh (2009) sobre o pensamento decolonial; e Stuart Hall (2006) a respeito das questões de identidade. Os resultados indicam que por meio da perspectiva decolonial de escrita, Márquez e Torres negam o lugar de subalternos através da desobediência epistêmica. Por tanto, os microcosmos de Junco e Macondo descontroem os discursos hegemônicos pela perspectiva do hibridismo cultural. Além disso, recuperam a memória histórica da América Latina ao trazerem conhecimentos empíricos da sabedoria popular e elementos míticos que unem o ser ao cosmo, assim ressignificam as diferenças culturais e geográficas com o propósito de fortalecimento da identidade e pertencimento latino-americano.

 

Palavras-chave: Literatura baiana; Literatura latino-americana; Território; Estudos decoloniais.

 


Referências


AMADO, Janaína. O Grande Mentiroso: tradição, veracidade e imaginação em história oral. História. São Paulo, n.14, 1995, p. 125-136.

BENJAMIN, Walter. O Narrador - considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In:.Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BORGES, Jorge Luis. Obras completas. Vários tradutores. São Paulo: Globo, 1998

CANDIDO, Antonio. Literatura e subdesenvolvimento. In: A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989. p. 140-162:

GUND, Ivana Teixeira Figueiredo. Por Essa terra... destinos itinerantes: os caminhos do sujeito migrante em Antônio Torres. Dissertação (Mestrado em Letras – Teoria da Literatura). Instituto de Ciências Humanas e de Letras, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2004.

Hall, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade (11ª. Edição). São Paulo: DP&A. 2006

MÁRQUEZ, Gabriel García. Cien años de soledad. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 2000.

MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. In: Revista Brasileira de Estudos Sociais. vol. 34, n. 92, jun./2017. p. 01-18. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v32n94/0102-6909-rbcsoc-3294022017.pdf. Acesso em maio 2020.

MYERS, Jorge. Literatura romantica y projecto social: In: PIZARRO, Ana (org.). América Latina, palavra, literatura e cultura. São Paulo: Memorial da América Latina/Unicamp, v. 3, 1995. p. 223-250.

Paz, Octavio. Os filhos do barro [Los hijos del limo, 1974]. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

__________.La Llama doble Amor y Erotismo. In Ideas y Costumbres II. (Usos y Símbolos). Obras Completas ( X ), 2a edición. México, Fondo de Cultura Económica, 1996, p.352.

RAMA, Angel. A cidade das letras. São Paulo: Brasiliense, 1984.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart de Almeida, Marcos Pereira Feitosa e André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

TORRES, Antônio. O cachorro e o lobo. Rio de Janeiro: Record, 1997. 224 p

_______________. Essa terra. 15. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

_______________. Sempre me coloquei ao lado dos oprimidos. A tarde, Salvador, Caderno 2, p. 1, 11 jun. 2001. Entrevista concedida a Carlos Ribeiro.

WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, V. M. (org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 12-43.SANTEIRO, T. V. Criatividade em psicanálise: produção científica internacional (1996-1998). Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 43-59, jul./dez. 2000. (Artigo em Periódico Físico)

 

 


Texto completo: PDF