Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO DESCOLONIAL: Problemáticas em tempo de COVID-19
MARCELA DOS SANTOS ORTIZ

Última alteração: 15-12-2020

Resumo


O cenário educacional mudou desde o anúncio feito pela OMS sobre a pandemia COVID-19, que recomendou o isolamento social e consequentemente fez com todas as disciplinas sofressem a mutação para o modo on-line. Entretanto, vários questionamentos passaram a ser feitos por educadores latino-americanos, como o trabalho remoto contemplaria as disciplinas que necessitam da fisicalidade do corpo como Educação Física? Como lidar com as dificuldades do acesso de alunos/as que não possuem recursos tecnológicos? Como ficam as questões educacionais frente aos efeitos colaterais da pandemia? Portanto, nos propusemos a por meio de uma perspectiva descolonial biogeográfica fronteiriça de discussão – que compreende no Ocidente os corpos vivos, da ciência, corpos de saberes/conhecimentos ou o corpo físico inscrito sempre por uma perspectiva moderna de classificação ou no máximo pelo viés pós-moderno de biopolítica – abordaremos como tem se constituído o ensino em modo remoto sob viés de uma educação e pedagogia descolonial. Como estão sendo demarcados os corpos outros para além dos já tristemente mortos pela COVID-19, corpos latino-americanos, corpos dos sujeitos educacionais (alunos/as, professores/as), corpos silenciados pelos encontros virtuais, corpos que sofrem com as mazelas sociais: fome, violência doméstica, racismo, entre outros. Corpos que importam, corpos que sentem e que são diariamente qualificados por categorias colonial e/ou globalizante de governanças.

Palavras-Chave: Corpos; COVID-19; Descolonial; Educação.


Referências


BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio, O CORPO DAS ARTES (CÊNICAS) LATINAS AINDA É RAZÃO E EMOÇÃO! “Quando essa porra toda explodir, ai Eu quero é ver!” 2019 p. 92-93-100. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/cadec/article/view/9711       Acesso em: 20 de Maio de 2020.

BESSA-OLIVEIRA. Marcos Antônio. Ensino de Artes X Estudos Culturais: para além dos muros da escola. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia saberes necessários á pratica educativa. 13ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

 

FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia. São Paulo, Paz e Terra, 1996

 

MIGNOLO, Walter. Desafios Decoloniais Hoje. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu/PR, 1 (1), pp. 12-32, 2017

 

MIGNOLO, Walter D. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In. LANDER, Edgardo et al. (Ed.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

 

NETO, M, João Colares da. Por uma pedagogia decolonial na América Latina: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda./João Colares da Mota Neto. - Curitiba: CRV, 2016.

 

SANTOS, Boaventura Sousa. Para uma Pedagogia do Conflito; In: SILVA, Luis Heron da (Org.) Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais Porto Alegre: Sulina, 1996.

 

SANTOS, Boaventura Sousa. O fim do império cognitivo. Belo Horizonte. Autêntica, 2019.

 

SANTOS, Boaventura Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020. E-book.


Texto completo: PDF