Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
Silviano Santiago e o discurso transgressor latino-americano: balbucios a partir da Fronteira-Sul
Dênis Angelo Ferraz, Edgar Cézar Nolasco

Última alteração: 14-12-2020

Resumo


Com esta reflexão que se erige como balbucio teórico (ACHUGAR, 2006), objetiva-se evidenciar uma leitura crítico-biográfica fronteiriça, a partir do discurso transgressor que é evocado pelo escritor mineiro, Silviano Santiago, sobretudo em sua conceituação do entre-lugar do discurso latino-americano, que aponta para uma abertura ao debate pós-colonial podendo se relacionar com a desobediência epistêmica de Walter Mignolo, esse discurso se erige a partir da cultura marginal e dos corpos que acabam por se tornarem inconvenientes (SANTIAGO, 2019) frente às normas instituídas socialmente. A partir de tais indícios é possível vislumbrar toda relevância de se erigir tal reflexão, engendrando nesse debate conceitual um pensamento outro, numa abordagem que se pauta a partir de estudos descoloniais, que leve em conta o bios e o lócus de onde se emerge esses discursos, incorporando assim o pensamento que emerge na e a partir da fronteira e meu próprio bios, minha condição de pesquisador e homem negro. Depreendendo-se à uma reflexão que se paute na desobediência epistêmica (MIGNOLO), por meio de uma discussão à luz das conceituações de Edgar Cézar Nolasco, Boaventura Santos e de Walter Mignolo. Com esse intento evidencia-se a importância de erigir leituras com base no pensamento fronteiriço, pois é nítido que a partir das inconveniências de corpos transgressores emergem vozes dissonantes como resistências políticas (SANTIAGO, 2019) em busca de (re)existirem, de modo que reforçam a urgência de se aprender a desaprender para assim reaprender de um modo outro.

 

Palavras-Chave: corpo; crítica biográfica-fronteiriça; descolonialidade; desobediência epistêmica; Silviano Santiago.


Referências


ACHUGAR, Hugo. Planetas sem boca: escritos efêmeros sobre arte, cultura e literatura. Tradução: Lyslei Nascimento.  Belo Horizonte. Editora UFMG, 2006.

 

KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012. p. 172.

 

LOPES, Denilson. Do entre-lugar ao transcultural. In: LOPES, Denilson. No coração do mundo: paisagens transculturais. Rio de Janeiro: Rocco, 2012. p. 21-46.

 

MEDEIROS, Pedro H.A.; NOLASCO, Edgar Cézar. Uma teorização fronteriza: descolonizações epistêmico-biográficas. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. V. 03, ed. especial, dez., 2017, artigo nº 504. Disponivel em http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/504/255 Acesso: julho. 2020.

 

MIGNOLO. Walter. Histórias locais/Projetos globais. Trad. de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo horizonte: Editora UFMG, 2003.

 

MIRANDA, Wander Melo. Corpos Escritos. Graciliano Ramos e Silviano Santiago. 2ª ed. São Paulo: EDUSP; 2009.

 

NOLASCO, Edgar Cézar. Perto do coração selbaje da crítica fronteriza. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

 

NOLASCO, Edgar Cézar. SILVIANO SANTIAGO E O LUGAR ONDE O SOL SE PÕE: entrelugares epistemológicos ao sul da fronteira-sul. In: CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS: SILVIANO SANTIAGO: uma homenagem. Campo Grande_MS: Editora UFMS, v.6, n.11, jan.\jun. 2014. P. 17-29.

 

SANTIAGO, Silviano. Em liberdade: uma ficção de Silviano Santiago. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Rocco,1994.

 

SANTIAGO, Silviano. Inconveniências do corpo como resistência política. 2019. Disponível em: https://issuu.com/suplementopernambuco/docs/pe_165_web Acesso: junho. 2020.


Texto completo: PDF