Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
O jornalismo e a educação como instrumentos de combate à desinformação: uma análise do site Nexo EDU
Michelle Araújo do Nascimento Albigesi

Última alteração: 15-12-2020

Resumo


Este trabalho se propõe a provocar uma reflexão sobre os rumos do jornalismo na era da pós-verdade, caracterizada pela crescente disseminação de notícias falsas. Pretende-se examinar como a educação para as mídias é indispensável na proposta de um modelo de educação que estimule a formação de cidadãos críticos e participativos. Neste sentido, busca analisar o site jornalístico Nexo EDU como ferramenta para alunos e professores auxiliando no combate à desinformação; avalia ainda se a plataforma pode ser adotada em outros veículos on-line jornalísticos como prática no combate à desinformação. Nesta análise foi adotada revisão bibliográfica, inicialmente, para uma contextualização do cenário contemporâneo em que a ampliação do acesso a dispositivos tecnológicos e à internet contribui para a disseminação de notícias falsas. Como instrumento de combate à desinformação emerge a Educação com o papel de fornecer conhecimento para os meios, de modo a formar cidadãos críticos, conscientes e preparados para interpretar as notícias, fazer uso responsável dos dispositivos tecnológicos e redes, e agentes de combate à disseminação de notícias falsas. Tomando parte nesta análise, o site Nexo EDU é caracterizado pela variedade de recursos como gráficos, quizzes, imagens e interatividade. Apresentando assuntos de interesse para exploração em sala de aula, o Nexo EDU fornece material de apoio útil a professor e aluno, para contribuir na aprendizagem. Por fim, busca-se analisar se a plataforma Nexo EDU, ao apresentar-se como ferramenta de apoio ao ensino em sala de aula, tem papel importante no combate à desinformação.


Referências


ANDRELO Roseane; OLIVEIRA, Marcele Tonelli de. Mídia-educação: da criatividade à livre-expressão na escola. Comunicação & Educação, ano 17, n. 1 (jan/jun 2012).

 

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, histórias e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009.

 

D’ANCONA, Mathew. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Tradução: Carlos Szlak. Barueri, SP: Faro Editorial, 2018.

 

EMPINOTTI, Marina Lisboa; PAULINO, Rita de Cássia (2018). Aproximações entre jornalismo e educação. Comunicação & Educação, 23(1), 53-64. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i1p53-64. Acesso em 10 dez. 2019.

 

KEYES, Ralph. A era da pós-verdade: desonestidade e enganação na vida contemporânea. Tradução: Fábio Creder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

 

NEXO Jornal. Sobre o Nexo. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/sobre/Sobre-o-Nexo. Acesso em 2 dez. 2019.

 

NEXO EDU. Sobre o Nexo EDU. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/edu/sobre. Acesso em 2 dez. 2019.

 

REUTERS INSTITUTE. Digital News Report 2020. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2020-06/DNR_2020_FINAL.pdf. Acesso em 14 ago 2020.

 

ROUBICEK, Marcelo. Crédito de carbono: a aposta do mercado contra o efeito estufa. Nexo EDU, 04 out 2019. Disponível em https://www.nexojornal.com.br/explicado/2019/10/04/Cr%C3%A9dito-de-carbono-a-aposta-de-mercado-contra-o-efeito-estufa. Acesso em 6 dez. 2019.

 

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo, porque as notícias são como são. v. 1, 3 ed., Florianópolis: Insular, 2012.


Texto completo: PDF