Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
Aula como ensaio e gesto profissional
Darlan Gebing Scheid

Última alteração: 15-12-2020

Resumo


A presente pesquisa Aula como Ensaio (2015), em sua primeira fase, trata do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade de Caxias do Sul (UCS) através do Edital 2018/2019. Trata-se de uma pesquisa documental qualitativa e quantitativa com uma abordagem analítica. Os objetivos se constituíram a partir de dois modos: Identificar e selecionar o acervo da secretaria do Pibid UCS e analisar e identificar metodologicamente as regularidades durante o contato dos materiais deste acervo. Quanto às análises de dados quantitativos, se deram através de aproximadamente 34 documentos institucionais disponibilizados pelo acervo da secretaria do Pibid UCS, e qualitativos que consiste nas análises das atividades registradas nos Blogs dos subprojetos, Seminários Institucionais e E-book. Constata-se que a Universidade de Caxias do Sul, pelo Projeto Pibid/UCS vem produzindo conhecimento da formação inicial e continuada da docência, por meio da relação entre universidade e escola. Como categoria final das análises retirada a partir das regularidades das atividades por subprojetos e núcleos, têm-se as seguintes atividades das áreas: de Matemática, Física, Química e Biologia desenvolveram atividades laboratoriais para experimentos práticos de cada curso e ampliação dos conteúdos; os subprojetos de história, filosofia e educação física propuseram oficinas e espaços de diálogo promovendo autonomia e trabalho em equipe; os subprojetos de Artes Visuais, Letras Inglês, Letras Português e Música trabalharam com diferentes investigações das linguagens, não foi possível encontrar regularidade entre as atividades dos cursos, porém detectou-se um questionamento diante da leitura de mundo dos estudantes propondo formas diversificadas no trabalho dos conteúdos escolares; o subprojeto de pedagogia desenvolveu atividades junto com toda a comunidade escolar, participando de feira do livro, mostras escolares e desenvolvendo práticas pedagógicas de alfabetização. Essa mesma pesquisa entra numa segunda fase sobre o foco do gesto profissional pibidianos/UCS, considerando essas atividades.

Referências


BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe Sobre O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid e Dá Outras Providências. Brasília, 24 jun. 2010.


GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 172 p. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597012934/first >. Acesso em: 21 jun. 2020.

 

SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID-UCS, III, 2019, Caxias do Sul. Anais [...] Caxias do Sul, 2019, 318 p. Tema: Docência compartilhada: caminhos do Pibid entre políticas e formação docente. Disponível em: <https://www.ucs.br/educs/arquivo/ebook/docencia-compartilhada-caminhos-do-pibid-entre-politicas-e-formacao-docente/ >Acesso em: 22 jun. 2020.



Texto completo: PDF