Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
"Um mundo, muitas línguas": desafios e contribuições de um projeto remoto para a promoção do multilinguismo
Renata Alves de Oliveira

Última alteração: 15-12-2020

Resumo


Esta apresentação tematiza acerca de uma atividade realizada no projeto de ensino Um mundo, muitas línguas: viver, estudar e ensinar na diversidade, cujo principal objetivo é prover conhecimentos, em nível introdutório, bem como fomentar a construção de saberes em torno da pluralidade de línguas e de práticas que derivam desse fenômeno e suas implicações em diversos setores da atividade humana, em especial na formação das identidades individuais e coletivas, em atividades da esfera pública, e muito especialmente naquelas relacionadas ao domínio educacional. Este projeto, organizado e coordenado pelas professoras Dra. Isis Ribeiro Berger e M.a Renata Alves de Oliveira e ofertado pelo curso de Letras - Português/Inglês/Espanhol  da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Foz do Iguaçu, tem sido metodologicamente realizado por meio de mídias digitais, com recursos que possibilitam encontros remotos síncronos, compartilhamento de textos, áudios, vídeos e atividades para reflexão e discussões sobre os assuntos abordados. Nesse sentido, a atividade “Despertando para outras línguas” consistiu na leitura de textos e questões que levaram os participantes a refletirem sobre suas memórias do contato com outras línguas e o impacto dessas vivências no reconhecimento da diversidade linguística a que são expostos ao longo da vida. A partir disso, os participantes foram incentivados a compartilhar suas experiências, destacando um poema, uma música, uma citação ou um pequeno texto em outra língua, por intermédio de um grupo em multiplataforma de mensagens instantâneas. O exercício culminou num encontro remoto em que se debateu sobre as reflexões suscitadas a partir do material compartilhado e propiciou a todos os envolvidos, o despertar para a conscientização quanto a riqueza linguística e cultural que a multiplicidade pode agregar às pessoas e à sociedade.

Palavras-Chave: Despertando para o multilinguismo; Diversidade; Ensino-Aprendizagem; Memória de contatos linguísticos; Políticas linguísticas.


Referências


ALTENHOFEN, Cléo Vilson. Bases para uma Política Linguística das línguas minoritárias no Brasil. In: NICHOLAIDES, Christine; SILVA, Kleber Aparecido da. TÍLIO, Rogério; ROCHA, Claudia Hilsforf (Orgs.). Política e Políticas linguísticas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013. (Capítulo de Livro)

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico – o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002. (Obra Completa)

BERGER, Isis Ribeiro. Gestão da diversidade linguística na educação formal no Brasil: desafios para uma política linguística. (Con)textos linguísticos. Espírito Santo, v. 11, n.20, p.54-69, 2017. (Artigo de Revista)

CALVET, Louis-Jean. As políticas linguísticas. São Paulo: Parábola Editorial: IPOL, 2007. (Obra Completa)

OLIVEIRA, Gilvan Müller de. Plurilinguismo no Brasil: repressão e resistência linguística. In: Synergies Brésil. [S.l.], v. 1, p. 19-26, 2009. (Capítulo de livro)

REVUZ, C. A língua estrangeira entre o desejo de um outro lugar e o risco do exílio. In SIGNORINI, I. (org) Lingua(gem) e identidade. 2. ed.Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 213- 230. (Capítulo de livro)


Texto completo: PDF