Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
Aldeias urbanas em Campo Grande - MS: integração ou assimilação?
Juliana Moura Cardoso, Astrogildo Carmona Neto, Maristela Carmes Cristaldo, Flávia Cristina Albuquerque Palhares Machado, Graciana Goedert

Última alteração: 14-12-2020

Resumo


A grande variedade de etnias presente no Brasil, oriundas dos processos de colonização, estabelecem conflitos ao longo da história do país. Essas adversidades muitas vezes são baseadas na sobreposição e ocultamento a cultura colonizada. O objetivo desta pesquisa é relacionar a situação de comunidades indígenas urbanas na cidade de Campo Grande - MS e a interferência dos padrões arquitetônicos hegemônicos na cultura desses povos. A metodologia aplicada à pesquisa apresenta caráter qualitativo e bibliográfico, a qual explora o assunto por meio de análise de livros, artigos, documentos públicos disponíveis, matérias jornalísticas, e visitas aos locais para verificação das atuais condições em que se encontram as aldeias urbanas. Para tanto, esta pesquisa buscou compreender a história dos povos indígenas Terena devido a sua forte presença no estado de Mato Grosso do Sul, para então analisarmos a experiência arquitetônica e urbanística produzida em Campo Grande MS, as aldeias urbanas. A partir da análise realizada, o estudo chega à conclusão de que as comunidades indígenas urbanas sofrem grande impacto quando são inseridas no ambiente urbano, e a sua cultura arquitetônica e construtiva torna-se desvalorizada, e acaba encoberta pelas imposições da cultura branca. Como referência esta pesquisa utilizou Günter Weimer e Ângelo Marcos Vieira de Arruda.


Referências


ARRUDA, Ângelo Marcos Vieira de (2006). Campo Grande: Arquitetura, Urbanismo e Memória.

 

BEATRICCE, Bruno (2019). Aldeias Urbana Água Bonita se transforma com ações do Estado e empenho da comunidade. Campo Grande: Governo do Estado.

 

LACERDA, M. A. As perspectivas de Desenvolvimento Local entre os Terena, na Aldeia Urbana Marçal de Souza, em Campo Grande-Ms: a opção pelo etnoturismo. Mestrado em Desenvolvimento Local. Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.2004

 

MUSSI, Vanderléia. P. L. As Estratégias de Inserção dos Índios Terena: da Aldeia ao Espaço Urbano (1990-2005). Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. 2006.

 

OLSEN, A. C. Imigração e reconhecimento de direitos: o desafio do Brasil na era da (in)tolerância. REVISTA DE DIREITO ECONÔMICO E SOCIOAMBIENTAL, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 123-155, dezembro 2015. ISSN 2179-8214.

SILVA, Luiz Felipe Barros Lima da; BERNARDELLI, Mara Lúcia Falconi da Hora (2016). A constituição da comunidade urbana Água Bonita em Campo Grande - MS: Territorialidade e identidade indígena. XIII Encontro de Geógrafos a construção do Brasil: Geografia, Ação política e Democracia São Luís - MA

 

WEIMER, Günter. (2005) Arquitetura popular brasileira: São Paulo: Martins Fontes.

 

ZIEGLER, M. F. “Integração do índio não pode ser pretexto para assimilação cultural”. Unicamp, 2019. Disponível em: <https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2019/11/12/integracao-do-indio-nao-pode-ser-pretexto-para-assimilacao-cultural>. Acesso em: 19 Ago. 2020.


Texto completo: PDF