Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
Poesia e Modernidade Crítica em Octavio Paz [1914-1998]
Maycon da Silva Tannis

Última alteração: 14-12-2020

Resumo


No presente artigo pretendo desenvolver um diálogo entre o pensamento de Octavio Paz e o direcionamento para uma modernidade crítica pensada a partir da epistemologia latino-americana. E pensar como sua historiografia se norteia a partir dos rompimentos com o pensamento metódico que permeia os historiadores de seu tempo e avança em direção à uma poética da história, uma deontologia possível, onde se mostre que no fragmentário do mundo da vida (Lebenswelt) está a saída possível para o império do sentido, que reduz e constrange a historiografia, bem como renova as restrições ontológicas; o que por sua vez restringe a atuação do próprio Historiador na investigação do passado. Neste artigo pretendo mostrar como Paz, navegando rumo a uma deontologia, cria uma experimentação poética que abre espaço à modernidade crítica.


Referências


BARASH, Jeffrey. Heidegger e o seu século. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.

BENJAMIN, Walter. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Tradução de Maria Luz Moita; Maria Amélia Cruz e Manuel Alberto. Lisboa: Relógio D’ Água Editores, 1992

BLUMENBERG, Hans. Aproximação antropológica à atualidade da retórica. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 11, n. 26, 29 abr. 2018.

BLUMENBERG, Hans. Paradigmas para una metaforologia. Trotta Editorial: Madrid, 2003. Página 44-45.

GEHLEN, Arnold. Der Mensch. Seine Natur und seine Stellung, 1940.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Editora Vozes: Petrópolis, 2015.

HERDER, Johann Gottfried . 1772. Ensaio sobre a Origem da Linguagem. (Tradução de José M. Justo) Edições Antigona: Lisboa, 1987.

KANT, Imannuel. Crítica da Faculdade de julgar. Editora Vozes: Petrópolis, 2017.

PAZ, Octavio. O Arco e A lira. Cosac-Naify: São Paulo 2012.


Texto completo: PDF