Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
Representações visuais de Campo Grande (MS) no Instagram: panorama de um imaginário colonizado
Flavia C. A. Palhares Machado

Última alteração: 14-12-2020

Resumo


Este trabalho tem como objetivo investigar alguns aspectos do imaginário da cidade de Campo Grande (MS) a partir das imagens visuais produzidas, reproduzidas e compartilhadas no ambiente digital da rede social Instagram pelos habitantes da cidade. Utiliza como premissas a concepção de que imagens são representações da consciência ou do conhecimento que se tem a respeito de uma realidade ou de um objeto; e de que as cidades são projeções no espaço das práticas sociais, atuando como uma fonte de informações, de significados e de mediação da realidade em que seus habitantes encontram-se inscritos. Para o desenvolvimento deste trabalho foram escolhidos dois perfis da rede social Instagram cujo conteúdo compartilhado focaliza sobretudo em interpretações do cotidiano e da experiencia da cidade, “@passeandoemcampogrande” e “@campograndemilgrau”. A coleta de dados se deu de abril a dezembro de 2019 e foram analisadas 4909 postagens feitas por estes perfis. Os dados permitem observar que a cidade e as suas imagens não se refletem de maneira idêntica pois são investidas de significados que supõe uma escolha de aspectos particulares registrados para a construção das imagens, indício desses próprios significados. O imaginário construído a partir destas representações enunciam um distanciamento entre as imagens produzidas e as dimensão vividas e percebidas do espaço pela audiência consumidora e reprodutora deste imaginário que verifica-se ser marcado por uma espécie de colonialidade modernizadora expressa pela imitação ou reprodução de modelos e referências urbanas e urbanísticas estrangeiras e importadas que trazem consigo uma visão do modo de vida funcional e universalizado em que as cidades europeias e norte-americanas são vistas como objetivo ou meta de progresso e desenvolvimento a serem  alcançados por Campo Grande.


Referências


BAITELLO JUNIOR, N. A era da iconofagia: reflexões sobre a imagem, comunicação, mídia e cultura. ePUB. São Paulo: Paulus, 2014.

DEBORD, G. A sociedade do Espetáculo. Silveira: Livros da Revolta, Le Livros, sd. Disponivel em: <http://lelivros.love/book/baixar-livro-a-sociedade-do-espetaculo-guy-debord-em-pdf-epub-e-mobi/>. Acesso em: 27 outubro 2019.

DUSSEL, E. 1492: o encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade: Conferencias de Frankfurt. Tradução de Jaime A. Classen. Petrópolis: [s.n.], 1993.

FERRARA, L. D. Comunicação mediações interações (ePUB). São Paulo: Paulus, 2018.

FLUSSER, V. Filosofia da Caixa Preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo : Hucitec , 1985.

FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL , A. Introdução. In: FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL , A. Métodos de Pesquisa para Internet. Porto Alegre:

IBÁÑEZ, M. R. Ressignificando a cidade colonial e extrativista. Bem viver a partir de contextos urbanos. In: DILGER, G.; LANG, M.; PEREIRA FILHO, J. Descolonizar o Imaginário: debates sobre o pós extrativismo e alternativas ao desenvolimento. Tradução Igor Ojeda. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, Editora Elefante., 2016. p. 296-333.

LEFEBVRE, H. The production of space. Tradução de Donald Nicholson-Smith. Oxford: Blackwell, 1991.

LEFEBVRE, H. A revolução urbana. Tradução de Sérgio Martins. 1a.ed. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.


Texto completo: PDF