Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
Teatro paraguaio: as vozes de Kuña (pave’y)
Luiz Eduardo Gasperin

Última alteração: 14-12-2020

Resumo


O ponto de partida dessa reflexão é a dramaturgia Kuña Rekove (pave’y) criada e dirigida por Paola Irún, inspirada na obra Kuña Rekove de Edda de Los Ríos (1942 -2007) escrita aproximadamente dois anos antes do seu falecimento. A dramaturgia de Ríos conta história de quatro mulheres camponesas: Reina, Ña Julia, Hermana e Petrona. As quatro personagens apresentam um Paraguai da segunda metade do século XX, de influências rurais. Ao revisitar a obra, Irún amplia para sete mulheres que contam sua história a partir de depoimentos reais, de contexto urbano e rural, sublinhados por conflitos atuais: gordofobia; lesbiofobia; violência doméstica; violência sexual; trabalho infantil etc. O material recorrente na dramaturgia e encenação de Irún é o depoimento pessoal, uma voz que relata fatos do vivido, que são assim, conduzidos para uma costura com a ficção na Cia. En Borrador teatro en construción. Para Kuña Rekove (pave’y) o caráter público-privado assume destaque pela reflexão das políticas públicas de gênero e dos direitos da mulher. O que sabemos desse teatro paraguaio? Teatro(s) de caráter feminista(s) em países Latino-Americanos?


Referências


CASTRO, E. V. Os involuntários da Pátria: elogio do subdesenvolvimento.  Belo Horizonte: caderno nº65, 2017. Disponível em: <https://chaodafeira.com/catalogo/caderno65/>.

PARAGUAI. Ley nº4251/ de lenguas, 31 de dezembro de 2010. Estabelece modalidades y uso de las lenguas oficiales del Paraguay. Disponível em: <https://www.bacn.gov.py/leyes-paraguayas/2895/ley-n-4251-de-lenguas>.

Portal Dirección General de Estadísticas, Encuestas y Censos (DGEEC). Disponível em: <https://www.dgeec.gov.py/>. Acesso em 01 de agosto de 2020.

RÍOS, E. Dos caras del teatro paraguayo. Assunção, 1994. Disponível em: <http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/dos-caras-del-teatro-paraguayo--0/html/ff81d278-82b1-11df-acc7-002185ce6064_2.html>.

SUSNIK, Branislava. El índio colonial del Paraguay, v.1: el guaraní colonial. Asunción: Museo Etnográfico Andres Barbero. 1965.

ZIOGAS, M.G; AQUINO, O.C; PEÑA, M.E. Pintadas por si mismas: historia de 10 vidas. Assunção, 1986.


Texto completo: PDF