Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
Longe daqui, aqui mesmo: tensões sobre o corpo feminino em perspectiva em Ercília Nogueira Cobra e Lina Meruane
Luciana Lima Silva

Última alteração: 14-12-2020

Resumo


Muitas das reivindicações feministas debatidas desde os seus primórdios em diversos pontos do globo perduram na atual onda de feminismo: equidade de gênero, direito ao aborto legal e proteção à mulher contra violência física e psicológica. Ao longo das décadas, algumas pensadoras de origem latino-americana se posicionaram como vozes potentes de um pensamento favorável a uma real emancipação feminina, atraindo críticas muitas vezes mordazes às perspectivas que evidenciaram, desalinhadas aos sistemas de valores da sociedade tanto um século atrás quanto agora, em que reassumiram o topo do poder as pautas conservadoras, em diferentes países e governos. Observando esse fenômeno, este trabalho se propõe a destacar algumas das proposições da brasileira Ercília Nogueira Cobra e da chilena Lina Meruane relacionadas a questões feministas, para debatê-las à luz da época e da região em que essas escritoras estão inseridas, mas também à luz das temáticas e fronteiras geográficas que circundam os textos e as experiências delas. Para isso, serão analisadas as obras Virgindade anti-higiênica (1924), de Ercília Nogueira Cobra, e Contra os filhos (2018), de Lina Meruane.

Palavras-chave: feminismo; literatura brasileira; literatura latino-americana; mulheres.


Referências


ÁVILA, Maria Betânia. “Modernidade e cidadania reprodutiva”. In HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: fatos e mitos, v. 1 e 2. Tradução de Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.

COBRA, Ercília Nogueira. Virgindade Anti-higiênica: preconceitos e convenções hipócritas. Edição da Autora: São Paulo, 1924.

MERUANE, Lina. Contra os filhos. Tradução de Paloma Vidal. São Paulo: Todavia, 2018.

SILVA, Carmen da. Histórias híbridas de uma senhora de respeito. São Paulo: Brasiliense, 1984.

SORJ, Bila. “O feminismo na encruzilhada da modernidade e pós-modernidade”. In HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.

WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. Tradução de Bia Nunes de Souza. São Paulo: Tordesilhas, 2014.


Texto completo: PDF