Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
Descobertas sobre a Educação Cubana a partir do Intercâmbio Acadêmico e Cultural em Cuba
JOICE ELIANE VASCONCELOS DE OLIVEIRA

Última alteração: 15-12-2020

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo expor os resultados e reflexões acerca da educação cubana a partir do intercâmbio acadêmico e cultural realizado em Cuba, na Universidade de Havana, no período de junho de 2019, através do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional - PMAI, da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Para realização deste artigo, utilizou-se uma metodologia quanto ao objetivo empírico, através da observação, quanto ao estudo descritivo e quanto ao objeto bibliográfico e de campo, abrangendo um contexto internacional, tendo como alvos acadêmicos, professores e sociedade cubana. Os resultados obtidos com essa experiência internacional revelaram que as universidades públicas através dos seus programas de internacionalização são importantes para a difusão da história e realidade da América Latina, bem como para sua integração regional. Ademais, Cuba enquanto um país alternativo, tem muito a ensinar aos países latinos, pois seu modo de educar e ler o mundo é inspirador, sendo necessário rever concepções de pobreza e riqueza, rever as verdadeiras necessidades sociais e identificar como a sociedade capitalista produz desigualdades e limita o conhecimento aprendido em sala de aula, impedindo a evolução dos cidadãos enquanto agentes de mudança.


Referências


COSTA, A. M. et al. A Participação em Programas de Intercâmbio como Alternativa Complementar de Formação: Contribuições do Programa Escala ao Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. In: V COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTIÓN UNIVERSITARIA EN AMÉRICA DEL SUL, 8, 9 e 10., 2005, Mar del Plata. Anais... Mar del Plata, 2005. (Trabalho em Anais de Congresso)

 

GOYANNA, B. Por que a revolução não caiu? In: SANTOS, F. L. B. dos; VASCONCELOS, J. S; DESSOTTI, F. L. (Org). Cuba no século XXI: Dilemas da Revolução. São Paulo: Elefante, 2017. p. 39-42. (Capítulo de Livro)

 

LUCCHESI, M. A. S. A internacionalização da educação superior na América Latina: desafios e perspectiva. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN, 13, 14, e 15., Buenos Aires. Anais... Buenos Aires, 2010. (Trabalho em Anais de Congresso)

 

PRESTES, M. L. M. A Pesquisa e a Construção do Conhecimento Científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. São Paulo: Respel, 2002. (Obra completa)

 

SANTOS, F. L. B. dos; VASCONCELOS, J. S. O que é a Revolução hoje? In: SANTOS, F. L. B. dos; VASCONCELOS, J. S; DESSOTTI, F. L. (Org). Cuba no século XXI: Dilemas da Revolução. São Paulo: Elefante, 2017. cap. 1, p. 33-35. (Capítulo de Livro)

 

STALLIVIERI, L. O processo de internacionalização nas instituições de ensino superior. Educação Brasileira: revista do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, Brasília, v. 24, n. 48, p. 35-57, 2002. Disponível em: https://iglu.paginas.ufsc.br/files/2014/08/SLIDES-LUCIANE.pdf. Acesso em: 08 out. 2019. (Artigo de Periódico Digital)


Texto completo: PDF