Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Tamanho da fonte: 
Como Pesquisar Narrativas de Não Ficção na Internet: ataques racistas.
Leticia da Rocha de Araújo

Última alteração: 14-12-2020

Resumo


 

Resumo

O presente trabalho tem como tema analisar narrativas de não ficção disponível em ambiente online. O objetivo é pesquisar na internet acusações de racismo, analisando como essas narrativas da vida cotidiana se manifestam. Bem como, apresentar discussões teóricas de como pesquisar corpos digitais. Também, explicar as formas de controle nas narrativas advindas da internet. Com isso, identificando como os efeitos de verdade aparecem nos conteúdos virtuais. Não raro, apresentam-se nas redes sociais acusações sobre ataques racistas envolvendo pessoas famosas nos meios de comunicação. Essas situações despertam a sociedade que se manifesta comentando na internet seus pontos de vista sobre o ocorrido. A partir da problemática levantada procura-se apontar discussões sobre as formas de divulgação e de controle imposta por meio dessas notícias. Os preconceitos e discriminação racial contra o povo negro ainda persistem, sendo assim é preciso muito investimento na área de ciências humanas a fim de se minimizar esse crime ainda bem recorrente. Por isso, propõe-se aqui uma discussão sobre a temática procurando expor pensamentos e contribuições teóricas que ajudem a não só trazer o assunto à tona como também apontar estratégias de combate ao racismo.

Palavras-Chave: Narrativas de Não Ficção; Internet; Racismo.


 


Referências


REFERÊNCIAS

 

CHARAUDEAU, Patrick. Informar para quê? A finalidade do contrato. In: ________. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006, p.86-93. (Capítulo de Livro)

 

____________, Patrick. Relatar o acontecimento. In: ________. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006, p.152-174. (Capítulo de Livro)

 

GRIGOLETTO, Evandra de. Entre a dispersão e o controle: ler os arquivos da internet hoje. In: FLORES, G. B [et. al]. Análise de discurso em rede: cultura e mídia – vol. III. Campinas: Pontes, 2017, p. 145-169. (Artigo em Periódico Físico)

 

KOMESU, Fabiana. (2016). Espaços e fronteiras da “liberdade de expressão” em blogs na internet. Trabalhos Em Linguística Aplicada49(2), 343-358. (Artigo em Periódico Físico )

 

O MERCADO DE NOTÍCIAS. Direção: Jorge Furtado. Casa de Cinema de Porto Alegre.    2014. DVD (94 min.).

 

SCHMIDT, Maria Luisa Sandoval; MAHFOUD, Miguel. Halbwachs: memória coletiva e experiência. Psicol. USP,  São Paulo,  v. 4, n. 1-2, p. 285-298,   1993. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34481/37219. Acesso em: 01 jun. 2020. (Artigo em Periódico Digital)


Texto completo: PDF