Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, I Encontro de Estudos Fronteiriços: línguas e literaturas na fronteira

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SEREIAS DE PAPEL: DIÁLOGOS POÉTICOS EM MARES DENSOS – UMA LEITURA DAS OBRAS DE CECÍLIA MEIRELES, SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN E ORIDES FONTELA.
marcela wanglon richter

Última alteração: 27-12-2018

Resumo


 

 

Proponho que as imagens simbólicas contam a história de sua semanticidade.  Desde minha tese, tenho refletido sobre o fato de uma obra poética constituir o testemunho vivo de uma forma de pensar o mundo e a poesia. Nessa medida, justifica-se a pertinência da pesquisa com as imagens. Observar a forma como a linguagem se articula para compor as imagens e produzir sentidos evidencia a presença do que tenho denominado narrativa mitopoética. Firmando-se como a história revelada no jogo semiótico das imagens, a narrativa mitopoética conta-nos o caminho percorrido pelas imagens na obra do poeta, mostrando quando elas deixam de ser puramente perceptivas e passam a ser significativas. A análise da narrativa mitopoética permite observar como este pensamento se construiu e o que concorreu para que ele se formasse no âmbito das obras estudadas.

Para explorar estas possibilidades investigativas, proponho um diálogo entre as obras das poetisas Cecília Meireles, Sophia de Mello Breyner Andresen e Orides Fontela. Tenho convicção de que na área da Literatura e da Crítica literária, a reflexão teórica deve conduzir a uma compreensão mais profunda da Arte e de seu papel no mundo. A investigação filosófica sobre a formação de uma teoria das imagens no estudo da poesia encontra nas obras destas poetas fórum para um debate produtivo.

 


Palavras-chave


Poesia, Imagem, Poetas-Mulheres.

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