Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, I Encontro de Estudos Fronteiriços: línguas e literaturas na fronteira

Tamanho da fonte: 
LITERATURA MARGINAL E PERIFÉRICA BRASILEIRA A PARTIR DO PENSAR DECOLONIAL – PROPOSTAS OUTRAS DO FAZER LITERÁRIO.
Vera Medeiros

Última alteração: 04-01-2019

Resumo


A comunicação Literatura marginal e/ou periférica brasileira a partir do pensar decolonial – propostas outras do fazer literário ampara-se em teóricos do grupo Modernidad/Decolonialidad, como Catherine Walsh e Walter Mignolo com o objetivo de refletir a respeito da produção literária brasileira que se auto define como marginal e/ou periférica. Do ponto de vista teórico, serão apresentados  conceitos que oferecerão as chaves de leitura dos textos literários,  tais como decolonialidade e transculturalidade; as definições de literatura marginal e/ou periférica serão igualmente apresentadas e problematizadas a partir do pensamento de Heloísa Buarque de Hollanda, pioneira no estudo do tema.  Com base no referencial teórico discutido, serão examinados os escritos dos paulistas Sérgio Vaz e Ferréz, considerados, nesta proposta, como importantes representantes da vertente literária em questão. Linguagem,  contextos de escrita e de leitura serão examinados de modo detalhado, a fim de demonstrarmos que as obras literárias analisadas correspondem a segmentos sociais e culturais específicos que  reivindicam seus lugares como formas de representação artística na contemporaneidade. Nesse sentido, as obras examinadas podem ser percebidas como propostas outras do fazer literário, que rompem com algumas práticas tradicionais de escrita e leitura literária e renovam os sentidos e os lugares que a arte literária pode alcançar no Brasil neste século XXI.

Palavras-chave


Brasil; literatura marginal e/ou periférica; decolonialidade.

Referências


WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

MIGNOLO, Walter D. Histórias locais/Projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

Texto completo: PDF