Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, I Encontro de Estudos Fronteiriços: línguas e literaturas na fronteira

Tamanho da fonte: 
O PERCURSO DO RECONHECIMENTO PELA CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA EM AZUL-CORVO, DE ADRIANA LISBOA
Guilherme Buzatto

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


O trabalho tem como objeto de estudo o romance Azul-corvo, de Adriana Lisboa, no qual a personagem principal, Vanja, por meio da reconstituição de acontecimentos históricos, sociais e culturais, recompõe sua vida e sua própria identidade. Aos treze anos, perde sua mãe e se muda de Copacabana, no Rio de janeiro, para Denver, Colorado, EUA. Esta mudança se dá pela vontade da personagem de conhecer seu pai, que ela descobre não ser o mesmo homem que lhe deu seu sobrenome. É com este último que ela passa a morar em terras norte-americanas, alguém que ela também não conhecia e passa a ser, de certa forma, sua família, e que a ajuda na busca por seu verdadeiro progenitor. Em meio a tudo isso, o romance discute a diáspora e os processos de apropriação cultural, recompondo um cenário importante da história do país, caracterizado pela violência e abandono. Todas o contexto apresentado contribui para apresentar a personagem como um indivíduo sem uma identidade definida, fixa, sem um lugar ao qual realmente pertence. Um ser, portanto, que habita um entre-lugar, o “além” referido por Homi K. Bhaba. Objetiva-se, com este estudo, analisar como se constitui a personagem através da figura de Vanja e de sua busca por uma identidade, bem como o papel que a memória desempenha nesse percurso.


Palavras-chave


narrativa, memória, Adriana Lisboa

Referências


BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 7ªed.Campinas, Editora da Unicamp, 2013.

LISBOA, Adriana. Azul corvo. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François [et al.]. São Paulo: Editora da UNICAMP, 2007.


Texto completo: PDF