Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, I Encontro de Estudos Fronteiriços: línguas e literaturas na fronteira

Tamanho da fonte: 
CULTURAS E IDENTIDADES: PRÁTICAS DE ENSINO UTILIZANDO LÍNGUA E LITERATURA NA/DE FRONTEIRA
Renan Cardozo

Última alteração: 25-12-2018

Resumo


A fronteira entre Jaguarão, município localizado no interior do Rio Grande do Sul/BR, e Rio Branco, cidade localizada no Departamento de Cerro Largo/UY, pode ser caracterizada como um entre-lugar. Segundo Bhabha (1998), o dito termo refere-se as constituições identitárias que se deslocam das singularidades e começam a se construir como “um ato insurgente de tradução cultural” (BHABHA, 1998, p. 27). Com base nesse conceito, o presente trabalho objetiva apresentar um projeto aplicado em uma escola estadual de Jaguarão visando refletir, com base na língua espanhola/literatura, a formação identitária de sujeitos fronteiriços. Para desenvolver a proposta, elaboramos um plano de ensino de 40h/aula, embasados no livro “Crimen en el Puente Mauá”, tendo como eixo central as relações entre fronteiriços (brasileiros e uruguaios) e os processos culturais que podem culminar no nascimento de uma cultura outra, ou seja, em processos de construção de conhecimento e de significação “outros” que reverberam em uma sociedade “outra” (WALSH, 2014, p. 17). Nossas atividades foram divididas em três eixos, sendo eles: território fronteiriço, relação Brasil-Uruguai e identidade fronteiriça. O público-alvo foram alunos do ensino médio noturno e as atividades foram desenvolvidas na disciplina de língua espanhola optativa. Como aporte teórico nos ancoramos, sobretudo, em Candau (2013), seguindo os postulados da didática intercultural e Cosson (2011), embasados em um processo que vai além da leitura literária, o que o autor denomina como Letramento Literário. Por fim, ao decorrer das práticas, nos centramos em um trabalho de desconstrução de uma concepção de cultura hegemônica (brasileira) que era defendida pelos alunos e utilizamos a literatura para refletir sobre as culturas e identidades, reunindo as diferenças que se cruzam e se articulam nas relações humanas e sociais desse entre-lugar.


Palavras-chave


Palavras-chave: Fronteira; Ensino; Literatura

Referências


BHABHA, H. K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

CANDAU, V. M. F. (Org.). Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

ESTEVES, A. Crimen en el Puente Mauá. Trilce. 2009.

WALSH, C. Interculturalidad y Colonialidad del Poder: un pensamiento y posicionamiento otro desde la diferencia colonial. In: LINERA, A. G.; MIGNOLO, W.; WALSH, C. Interculturalidad, descolonización del Estado y del conocimiento. Buenos Aires: Ediciones Del Signo, 2014. p. 17-50.


Texto completo: PDF