Visão Geral

Título: I Congresso Internacional Online de Estudos sobre #Culturas

Tema: A cultura do ser e o ser da cultura: contextos, formas de produção e desenvolvimento social na América Latina.

Data: 07 a 11 de outubro de 2019


Apresentação:

O #Culturas é um espaço criado para compartilhar estudos, pesquisas e iniciativas multidisciplinares no campo da(s) cultura(s). Por meio do intercâmbio de pesquisas nas grandes áreas das ciências humanas e sociais, que tenham como enfoque os estudos culturais nas suas diversas faces, contextos e aspectos.

A utilização do termo “Culturas” no plural, pretende demonstrar a amplitude e a abrangência que encontramos nas expressões culturais das mais diversas sociedades e grupos sociais existentes. Considerando também os seus múltiplos conceitos, a depender do contexto social, temporal e do espaço. A cultura é comumente tipificada como a suma da criação humana, ou seja os símbolos e códigos que utilizamos para nos comunicar como seres sociais. Por sua vez, a cultura se apresenta como mecanismo de produção e reprodução social, a partir de seus mais diferentes campos de atuação, principalmente nas áreas das ciências sociais e humanas.

Logo nesta primeira edição, propõem-se trazer análises que versam sobre os aspectos sociais, culturais, educacionais e artísticos das diversidades culturais nas  sociedades latino-americanas e caribenhas. Esse, como um veículo que permite questionar diferentes formas de dominação que operam nas nossas sociedades e que são mantidas e reproduzidas como o resultado de estruturas econômicas, de discursos e práticas que contribuem para a construção das diferenças entre as culturas coexistentes.

Buscamos proporcionar por meio do evento online, em acesso aberto e de livre participação, um espaço que permita ampliar e aprofundar as noções que cercam este tema, tão importante para a vida contemporânea, onde a cultura encontra-se imersa em um rápido contexto de globalização e multiculturalismo, por isso, sendo tão importante sua compreensão nas mais variadas manifestações apresentadas nos meios sociais.

O #Culturas será composto por conferências, simpósios temáticos e minicursos, espaços de intercâmbio e discussão acerca das produções acadêmicas e culturais apresentados pelos variados públicos que se farão presentes de forma virtual.

Todas as atividades do congresso serão ofertadas em acesso livre, online por meio de videoconferências. Os participantes ouvintes poderão acessar os conteúdos de gratuitamente, já os expositores de trabalhos deverão realizar uma inscrição específica como Pesquisador/a Comunicador/a, para apresentar seus trabalhos em simpósios temáticos online.

Contaremos com simpósios especiais de iniciação científica, para graduandos e para jovens pesquisadores, para estudantes de programas de pós-graduação.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2763-759X

Organização:

Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
CNPJ Nº 13.448.301/0001-24 | OSCIP/MJ Nº 08071.003994/2015-89
Rua Vila Velha, 63 | Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

www.claec.org contato@claec.org