Visão Geral

A cultura é quem nós somos e o que molda a nossa identidade. Colocar a cultura no coração das políticas de desenvolvimento é a única forma de garantir um desenvolvimento centrado no ser humano, inclusivo e equitativo. (Jyoti Hosagrahar 2017).

 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) não apresentam um objetivo específico para a Cultura entre as dezessete metas propostas – ainda que esta “contribu[a] de forma direta para muitos dos ODS – cidades seguras e sustentáveis, trabalho decente e crescimento económico, redução das desigualdades, meio ambiente, promoção da igualdade de gênero, e sociedades pacíficas e inclusivas”, confirmando a transversalidade da cultura e da criatividade. As metas propostas firmam ações para alcançar o crescimento econômico, o bem-estar e a conservação da natureza, formando três pilares em torno do desenvolvimento sustentável. A cultura e a criatividade tem um papel essencial a exercer nessa dimensão dos três pilares, uma vez que contribuem para produzir meios envolvendo as comunidades locais, promovendo a salvaguarda do partimônio cultural tangível e intangivel do mundo. Já em 2001, Jon Hawkes apresentava a cultura como o quarto pilar do desenvolvimento. A Agenda 21 da Cultura1 retoma a proposta de Hawkes, ainda que os objetivos dos participantes da Cimeira da Cultura de Bilbau, convidados da organização Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), estivessem orientados para o papel da cultura em cidades sustentáveis como se pode verificar no documento. O documento Implementing Culture Within the Sustainable Development Goals. The role of culture in Agenda 20302 destaca a relevância da cultura para a diversidade em diferentes áreas através da integração da cultura em todos os 17 SDG, sublinhando que a cultura é uma preocupação transversal e constitui um recurso essencial para o desenvolvimento, salientando que a utilização de recursos culturais é fundamental para alcançar outros objetivos de desenvolvimento no futuro, e que a integração de fatores culturais nas políticas e estratégias de desenvolvimento sustentável é crucial dado que o papel da cultura na construção de um mundo mais sustentável é agora amplamente reconhecido e refletido na agenda internacional. Em Culture for the 2030 Agenda, a cultura como fator de desenvolvimento é reforçada, destacando-se o contributo para os 5P’s – Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias. Estima-se que nesse diálogo multilateral no âmbito internacional para cumprir as metas da ODS, a proximidade entre Brasil e Portugal possa ampliar o debate acadêmico pelo viés epstemologico partindo da premissa que sem cultura não haverá desenvolvimento. Também, deve incentivar a geração de novos pesquisadores a viabilizar uma agenda de pesquisas voltadas à demanda emergente da Agenda ODS. O papel que a cultura e a criatividade podem desempenhar no desenvolvimento das sociedades e no crescimento económico é cada vez mais ressaltado pelas instituições, programas de desenvolvimento e investigações científicas apontando para o quarto pilar do desenvolvimento, sem esquecer a importância do envolvimento e capacitação da comunidade, a integração e valorização do conhecimento local.

 

Descrição da Atividade:

Convida-se à apresentação de propostas de comunicação ou apresentação de investigações (15 minutos), que reflitam sobre questões como

 Cultura e desenvolvimento

 Sustentabilidade da Cultura

 Cultura, Cidades e Desenvolvimento

 Educação Cultural para o desenvolvimento

 Cultura Popular: trabalhar para a sustentabilidade  Cultura e turismo sustentável

 Literatura como desenvolvimento

 Turismo e desenvolvimento comunitário

 Cultura e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 E questões afim



Organização:

Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
CNPJ Nº 13.448.301/0001-24
Rua Vila Velha, 63 | Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

www.claec.org contato@claec.org