EIXO 01: LITERATURAS, LÍNGUAS E LINGUAGENS
Gênero, raça e sexualidade no livro Bem-vindos ao paraíso, de Nicole Dennis-Benn | |
LIVIA VERENA CUNHA ROSARIO |
A poética de Marília Garcia sob a perspectiva pós-autônoma | |
Géssica Luiza Kozerski |
Uma leitura do feminismo negro descolonial em Vaga carne, de Grace Passô | |
Carolina Montebelo Barcelos |
Longe daqui, aqui mesmo: tensões sobre o corpo feminino em perspectiva em Ercília Nogueira Cobra e Lina Meruane | |
Luciana Lima Silva |
Cantos em náhuatl na Nova Espanha e contemporaneidade: Para outras perspectivas tradutórias | |
Sara Lelis de Oliveira |
A narrativa como um espaço discursivo da identidade do migrante | |
Eliane Righi de Andrade |
Poesia e Modernidade Crítica em Octavio Paz [1914-1998] | |
Maycon da Silva Tannis |
‘Tempo de nos aquilombar’ : facetas da insubordinação e elogio às marronagens na obra Nègre marron, de Raphaël Confiant | |
Vanessa da Rocha |
O ESPAÇO MISTICO-FANTÁSTICO: DO REGIONAL AO METROPOLITANDO NAS OBRAS PEDRA CANGA E A DANÇA DO JAGUAR DE TEREZA ALBUES | |
Julianna Alves Bahia, Jesuino Arvelino Pinto |
“Los convidados de agosto”: simbolismo y transgresión femenina | |
Karina Reis de Sousa |
Aimée Bolaños: escritas e vivências femininas na América Latina | |
Hibrahima Nelia Oliveira |
TECER SABERES OUTROS: resistências fronteiriças | |
Julia Evelyn Muniz Barreto Guzman, Edgar Cézar Nolasco |
Capitães de Areia e Terceirização da Ascese: das prisões ao trapiche | |
Henrique Palmeira Dias De Souza, Marcos Queiroz |
Javier Villafañe, el Trotamundos, la Andariega y el espejo desobediente. | |
Liliana Pérez Recio |
Escrevivências do corpo(política)fronteiriço: uma teorização conceitual | |
Viviani Calvante de Oliveira Leite, Edgar Cézar Nolasco |
A luta das mulheres indígenas pela sobrevivência: uma leitura do rap “Nativa” de Katú Mirim | |
Érica Alessandra Paiva Rosa |
Escritas negras no Ensino de Espanhol: o que as escritoras afro-latinas têm a nos dizer? | |
Maria Elia dos Santos Teixeira de Carvalho |
Sangramento poético: o corpo feminino como resistência em Sangria | |
Pilar Lago e Lousa |
A (de)colonialidade do saber: reflexões críticas sobre a regulação e a normalização da escrita acadêmica | |
Alexandra Batistela Ferreira, Gilmara Machado Souza |
O conceito de resistência presente no conto Anaconda (2011), de Horácio Quiroga: Uma análise da literatura latina sob o viés do pós-colonialismo | |
Geovani Augusto Nunes |
DESIGUALDADE DE GÊNERO: “VOCÊ VAI SÊ MINHA, PRA SEMPRE” | |
Débora Sousa Martins |
Literaturas para a diferença: a voz de Geovani Martins | |
Élida Cristina de Carvalho Castilho |
Quarto de Despejo e invisibilidade da mulher negra e pobre no Brasil: diário de um (in)surgir decolonial | |
Jackeline Caixeta Santana |
O diálogo do corpo queer latino com o corpo kafkiano | |
Vinícius Santos, Edgar Cézar Nolasco |
Direito e Literatura: escassez de estudos teórico-críticos | |
LUCIO FLÁVIO ROCHA JUNIOR, Neurivaldo Campos Pedroso Júnior |
Tradução transcultural de The Buddha in the Attic, Julie Otsuka, para o português brasileiro em O Buda no Sótão, por Lilian Jenkino | |
Aline Yuri Kiminami, Liliam Cristina Marins |
“Cunhataí” um romance da Guerra do Paraguai: entre os gritos e os silêncios na fronteira do Brasil com o Paraguai. | |
Zélia R. Nolasco |
Mulheres do/no rap nacional: lutas do feminismo negro. | |
Maria Luisa Barbosa Martins, Neurivaldo Campos Pedroso Júnior |
O continuum da invenção em Serafim Ponte Grande | |
Thaís Artoni Martins |
Afetos interditos: racismo e literatura na construção do amor e da família | |
Mariana Santos de Assis |
O MICROCOSMO COMO TERRITÓRIO DE MEMÓRIA E RESISTÊNCIA HISTÓRICO-SOCIAL EM OBRAS DE ANTÔNIO TORRES E GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ | |
Sarah Moraes Rezende, Ivana Teixeira Figueiredo Gund |
A COLONIZAÇÃO COMO DISPOSITIVO DE SABER A PARTIR DA ESCRITA DE GLORIA ANZALDÚA | |
João Paulo F Tinoco |
TRAÇOS PÓS-COLONIAIS NO CONTO “TICO-TICO” DE HÉLIO SEREJO: UMA LEITURA POSSÍVEL | |
Anderson Ribeiro Foster |
Atitudes Linguísticas no Falar dos Costarriquenses | |
Wanessa Rodovalho Melo Oliveira, Antonio Carlos Santana de Souza |
Dizer o indizível: o negro e a escravidão no discurso de viajantes argentinos ao Brasil | |
Lyanna Costa Carvalho |
DIÁSPORA E FEMINICÍDIO: O SILENCIAMENTO DAS MULHERES NA FICÇÃO CABO-VERDIANA | |
Jorlaine Monteiro Girão de Almeida |
TECER SABERES OUTROS: resistências fronteiriças | |
Julia Evelyn Muniz Barreto Guzman, Edgar Cézar Nolasco |
Uma leitura do feminismo negro descolonial em Vaga Carne, de Grace Passô | |
Carolina Montebelo Barcelos |
Atitudes Linguísticas no Falar dos Costarriquenses | |
Wanessa Rodovalho Melo Oliveira |
O diálogo do corpo queer latino com o corpo kafkiano | |
Vinícius Santos, Edgar Nolasco |
Quarto de Despejo e invisibilidade da mulher negra e pobre no Brasil: diário de um (in)surgir decolonial | |
Jackeline Caixeta Santana |
Dizer o indizível: os negros e a escravidão no discurso de viajantes argentinos ao Brasil | |
Lyanna Costa Carvalho |
A colonização como dispositivo de saber a partir da escrita de Gloria Anzaldúa | |
João Paulo F Tinoco |
Mulheres do/no rap nacional: as lutas do feminismo negro | |
Maria Luisa Barbosa Martins |
Direito e Literatura: escassez de estudos teórico-críticos | |
Lucio Flávio Rocha Junior |
TRAÇOS DO PÓS-COLONIALISMO NO CONTO “TICO-TICO” DE HÉLIO SEREJO | |
Anderson Ribeiro Foster |
As Primeiras Décadas da Vida de Machado de Assis pelos Jornais Brasileiros Oitocentistas | |
Valdiney Valente Lobato de Castro |
Escrevivências do corpo(política)fronteiriço: uma teorização conceitual | |
Viviani Cavalcante de Oliveira Leite, Edgar Cézar Nolasco |
Afetos interditos: racismo e literatura na construção do amor e da família | |
Mariana Santos de Assis |
A luta das mulheres indígenas pela sobrevivência: uma leitura do rap “Nativa” de Katú Mirim | |
Érica Alessandra Paiva Rosa |
Longe daqui, aqui mesmo: tensões sobre o corpo feminino em perspectiva em Ercília Nogueira Cobra e Lina Meruane | |
Luciana Lima Silva |
EIXO 02: CULTURAS, ARTES E SOCIEDADES
Como Pesquisar Narrativas de Não Ficção na Internet: ataques racistas. | |
Leticia da Rocha de Araújo |
Paisagens biosgeoculturais das exterioridades: minha fronteira-sul, a morada das diferenças coloniais | |
Pedro Henrique Alves de Medeiros, Edgar Cézar Nolasco |
OS REFUGIADOS VENEZUELANOS NO BRASIL SOB O ENFOQUE DOS DIREITOS HUMANOS: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE OS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS | |
Deborah Yoshie Arima, Thayliny Zardo |
Nhô Caboclo: um retrato de sua sociedade | |
Barbara Passeau |
A gramática do ensaio biográfico fronteiriço | |
Francine Carla de Salles Cunha Rojas, Edgar Cézar Nolasco |
Fenomenologias do Sul | |
Gilvan Charles Charles Cerqueira de Araújo, Júlio César Suzuki |
Teatro paraguaio: as vozes de Kuña (pave’y) | |
Luiz Eduardo Gasperin |
Representações visuais de Campo Grande (MS) no Instagram: panorama de um imaginário colonizado | |
Flavia C. A. Palhares Machado |
Aldeias urbanas em Campo Grande - MS: integração ou assimilação? | |
Juliana Moura Cardoso, Astrogildo Carmona Neto, Maristela Carmes Cristaldo, Flávia Cristina Albuquerque Palhares Machado, Graciana Goedert |
Movimentos Sociais de proteção animal e sua influência na criação de políticas, campanhas e ações para defesa dos pets | |
Solange Marilene Melchior do Prado, Carolina Melchior do Prado |
A Decolonialidade do Corpo na Arte Matogrossense: reflexões, linguagem e subjetividade | |
José Henrique Monteiro da Fonseca |
Quando se fala uma língua que não se fala com a língua | |
Maria Helena Favaro |
EXPERIÊNCIAS INTER E TRANS-CULTURAIS EM MOVIMENTOS NEGROS FRONTEIRIÇOS: Uma análise conceitual da prática através de relatos | |
Thiago Godoy Nepomuceno |
Miguel Bakun e Lange e Morretes:paisagens paranaenses | |
Janete Santos da Silva Monteiro de Camargo |
“NOS RECOMENDA TODA A BRANDURA COM ESTA GENTE”: A SEDUÇÃO E PERSUASÃO NAS JORNADAS MERIDIONAIS (1844-1857) | |
JESSICA CAROLINE DE OLIVEIRA |
Desenvolvimento da improvisação brasileira: entre a imitação e a subversão | |
Ramón Del Pino |
Corpos pandêmicos: corpos femininos na/pra estética dos corpos de trabalho em situação de pandemia | |
Bruna Franco Neto, Angela Maria Guida |
CULTURA JUVENIL E A ARTE DE FESTEJAR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA | |
Thais Macedo Lopes, Maria Salete de Souza Nery |
A Hermenêutica da Paisagem Cultural sob o Enfoque Geográfico: A Indissociabilidade entre a Materialidade e a Imaterialidade | |
Thiago Souza Silva, Elton Moreira Quadros |
NARRATIVAS/MÁQUINAS PERFORMÁTICAS: UM DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E PERFORMANCE | |
Angela Maria Guida, Daniel Almeida Machado |
FESTIVAL AMÉRICA DO SUL PANTANAL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE TERRITORIAL DA FRONTEIRA BRASIL – BOLÍVIA | |
Suzana Mendes Dias Flud, Ana Paula Correia de Araújo |
O Princípio de Complexidade em Estudos nas Fronteiras | |
Roberto Rigaud Navega Costa |
Corpos latinos: espaços biográficos que es/barram na/da fronteira epistêmica da exterioridade | |
Marina Maura de Oliveira Noronha, Edgar Cézar Nolasco |
Conflito de Fronteira entre Argentina e Brasil em 1952 | |
Roberto Rigaud Navega Costa |
A manipulação da linguagem como sustentação do expansionismo penal latino-americano: uma perspectiva abolicionista. | |
Lorena Gonçalves Oliveira |
A Inclusão de Migrantes Internacionais por meio das Artes | |
Hanna Issa Santos Barcelos |
A hibridização cultural na Rota de Integração Latino Americana | |
Marina Borges Soares |
Uma leitura social da condição feminina no conto “Miss Algrave”, de Clarice Lispector | |
Maria Luiza Nantes Coelho e Souza |
Design e decolonialidade: Apontamentos geo-projetuais | |
Bruno Ribeiro Nascimento |
Enunciação crítica pela América Latina: (des)britanizar para edificação da latinidade acadêmico-descolonial | |
Fábio do Vale, Edgar Cézar Nolasco |
AGRONEGÓCIO, GENOCÍDIO INDÍGENA NA FRONTEIRA ENTRE O PARAGUAI E O MATO GROSSO DO SUL | |
Daniela Corrêa Nachif |
Silviano Santiago e o discurso transgressor latino-americano: balbucios a partir da Fronteira-Sul | |
Dênis Angelo Ferraz, Edgar Cézar Nolasco |
A ESCUTA ATENTA DOS LUGARES PERIFÉRICOS COMO RE-EXISTÊNCIA | |
Nathalia Flores Soares, Edgar Cézar Nolasco |
Paisagem gastrobiogeográfica: um olhar outro sobre a Arte, Educação e Gastronomia | |
Ana Carolina Pereira de Souza, Marcos Antonio Bessa- Oliveira |
A estudante de Direito Clarice Lispector: O direito ao grito em tempos de pandemia | |
Bárbara Artuzo Simabuco, Edgar Cézar Nolasco |
Criança viada não é criança viado! | |
Marcos Antônio Bessa-Oliveira |
O muralismo das Brigadas Ramona Parra: Representação estética e ideológica | |
Aline Tona Romero Forrest |
ENTRE PALÁCIOS E FRONTEIRAS: narrativas, política e criminalidade | |
Tiago Osiro Linhar, Edgar Cézar Nolasco |
O local da cultura e do aculturamento, do poder configurado de culturização e da identidade humana: educação como meio de superação da colonialidade | |
Irami Gonçalves Fernandes Martins, Marcos Antônio Bessa-Oliveira |
Caligramas coloridos: a poesia limítrofe de Sergio Medeiros | |
Sirley da Silva Rojas Oliveira |
Caligramas coloridos: a poesia limítrofe de Sergio Medeiros | |
Sirley da Silva Rojas Oliveira |
A memória cultural mukongo em face de colonialidade: decolonialidade com a desobediência epistêmica | |
Gabriel Ambrósio |
O papel da canção na construção e manutenção de Identidades Latino-Americanas | |
Jéssica Carlos Pereira, Sharlon Forlan de Fraga |
- ENTRE FRONTEIRAS - Contribuições sociológicas para os estudos da 'Terra das Cataratas' | |
Gabriel de Siqueira Gil |
Conflito de Fronteira entre Argentina e Brasil em 1952 | |
Roberto Rigaud Navega Costa |
OS FIOS DA EPISTEMOLOGIA DE GUINÉ-BISSAU: PANOS E CABAÇAS | |
Betinha Yadira Augusto Bidemy, Angela Maria Guida |
Corpos latinos: espaços biográficos que es/barram na/da fronteira epistêmica da exterioridade | |
Marina Maura de Oliveira Noronha, Edgar Cézar Nolasco |
A memória cultural mukongo em face de colonialidade: decolonialidade com a desobediência epistêmica | |
Gabriel Ambrósio |
Uma leitura social da condição feminina no conto “Miss Algrave” de Clarice Lispector | |
Maria Luiza Nantes Coelho e Souza |
Corpos pandêmicos: corpos femininos na/pra estética dos corpos de trabalho em situação de pandemia | |
Bruna Franco Neto |
A Inclusão de Migrantes Internacionais por meio das Artes | |
Hanna Issa Santos Barcelos |
O local da cultura e do aculturamento, do poder configurado de culturização e da identidade humana: educação como meio de superação da colonialidade | |
Irami Gonçalves Fernandes Martins, Marcos Antônio Bessa-Oliveira |
A COLONIZAÇÃO DO MS E DISPUTAS DE PODER: UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA DA CRÔNICA MARCHAS DAS CARRETAS PRESENTE NA OBRA CAMALOTES E GUAVIRAIS, DE ULISSES SERRA. | |
MARIZA DE SOUZA COVARY |
Ressignificação de paisagens paraenses | |
Janete Santos da Silva Monteiro de Camargo, Janete Santos da Silva de Camargo |
Criança viada não é criança viado! | |
Marcos Antônio Bessa-Oliveira |
Enunciação crítica pela América Latina: (des)britanizar para edificação da latinidade acadêmico-descolonial | |
Fábio do Vale, Edgar Cézar Nolasco |
A gramática do ensaio biográfico fronteiriço | |
francine carla rojas, Edgar Cézar Nolasco |
Paisagens biosgeoculturais das exterioridades: minha fronteira-sul, a morada das diferenças coloniais | |
Pedro Henrique Alves de Medeiros, Edgar Cézar Nolasco |
Festival América do Sul Pantanal na construção da identidade territorial da fronteira Brasil – Bolívia | |
Suzana Mendes Dias Flud |
A estudante de Direito Clarice Lispector: O direito ao grito em tempos de pandemia | |
Bárbara Artuzo Simabuco, Edgar Cézar Nolasco |
Silviano Santiago e o discurso transgressor latino-americano: balbucios a partir da Fronteira-Sul | |
Dênis Angelo Ferraz, Edgar Cézar Nolasco |
Design e decolonialidade: Apontamentos socioculturais | |
Bruno Ribeiro do Nascimento |
PARA UMA POÉTICA DA DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA: MEMÓRIAS SUBALTERNAS DE UM INTELECTUAL FRONTEIRIÇO | |
Ana Paula Marques Machado |
A ESCUTA ATENTA DOS LUGARES PERIFÉRICOS COMO RE-EXISTÊNCIA | |
Nathalia Flores Soares, Edgar Cézar Nolasco |
EIXO 03: EDUCAÇÃO, PEDAGOGIAS E ENSINO
EDUCAÇÃO LITERÁRIA: QUESTÕES QUE ATRAVESSAM E SÃO ATRAVESSADAS PELO PENSAMENTO DECOLONIAL | |
NELSON DE JESUS TEIXEIRA JUNIOR |
Memória e decolonialidade na poética de Conceição Evaristo | |
Ernani Hermes |
Descobertas sobre a Educação Cubana a partir do Intercâmbio Acadêmico e Cultural em Cuba | |
JOICE ELIANE VASCONCELOS DE OLIVEIRA |
PEDAGOGÍA QUEER EN TIEMPOS DE “IDEOLOGÍA DE GÉNERO” Y “KIT GAY” | |
Melissa Salinas Ruiz |
PROPOSTA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DO FRANCÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: RELAÇÃO ENTRE DISCURSO E AÇÃO | |
Rudy Kohwer, Evânia Gomes da Silva |
A COLONIZAÇÃO DO MS E DISPUTAS DE PODER: UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA DA CRÔNICA MARCHAS DAS CARRETAS PRESENTE NA OBRA CAMALOTES E GUAVIRAIS, DE ULISSES SERRA. | |
MARIZA DE SOUZA COVARY |
Manifesto De’VIA de 1989: declaração política e desnaturalização da arte surda | |
Gabriele Vieira Neves |
CURRÍCULO INTERCULTURAL EM LETRAS: A CRIAÇÃO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/LÍNGUAS INDÍGENAS | |
LETICIA FRAGA, Ligia Paula Couto, Lucimar Araujo Braga |
O papel da Instituição na Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual: Goalball como Instrumento de superação e conscientização | |
Katia Silene Veiga Lamberti, Adriana Stefanello Somavilla |
Educação Financeira: formação docente e ensino | |
Adriana Stefanello Somavilla |
A construção de identidades étnicas e políticas na experiência da Escuela-Ayllu de Warisata (1931-1940) | |
Bruno Azambuja Araujo |
Inovações e desafios na elaboração e utilização de material didático direcionado às atividades da disciplina Fundamentos de América Latina 1 da UNILA | |
Renata Peixoto de Oliveira |
Educação Popular no Brasil e Movimentos Sociais: Um breve histórico | |
Luciene Acordi Menezes Nascimento, Angela Aiche Kittlaus Baalbaki |
Paulo Freire e Boaventura Sousa Santos: Convergências para o pensamento crítico | |
Ana Otero de Oliveira Mendonça, Srª Beatriz Rocha JULIANO |
Comunidades Ribeirinho-Quilombola: discussão, resistência e ensino em tempos de pandemia | |
Ecilia Braga de Oliveira, Luis Paulo Carvalho Monteiro, Isabel Cristina França Rodrigues, Zilca do Socorro Pontes Cristo, Driele Salazar Damasceno |
Em busca da Surdidade: o entre-lugar da cultura surda na contemporaneidade | |
Gabriele Vieira Neves |
Por uma pedagogia decolonial nos Centros Socioeducativos de Internação | |
Anna Gabriella Pinto da Costa |
Trabalho docente e América Latina: recortes de um balanço de produção | |
Jeferson Andrade, Lilian Vegini Baptista |
"Um mundo, muitas línguas": desafios e contribuições de um projeto remoto para a promoção do multilinguismo | |
Renata Alves de Oliveira |
Formação de professores de línguas na educação inclusiva de alunos surdos: Ela existe? | |
Juliana Araújo Ribeiro |
Análise Decolonial das Apostilas de Arte no Ensino Fundamental e Eurocentrismo | |
Cleiton Rocha Vicentin, Débora Ribeiro |
Entre rios e narrativas: práticas socioculturais e formação docente no Marajó | |
Elicarla Feio Silva, Adalberto Brito Figueiredo, Patrícia Karoline Pinheiro, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues |
Viagem ao redor de Mama Gaia: relato de uma proposta curricular feminista e decolonial para o novo Ensino Médio em Goiás | |
Jordana Avelino Reis, Letícia Ferreira Guedes |
Aula como ensaio e gesto profissional | |
Darlan Gebing Scheid |
Laboratório Intercultural: um espaço em construção | |
Letícia de Leon Carriconde, Ana Karla Pereira de Miranda |
O jornalismo e a educação como instrumentos de combate à desinformação: uma análise do site Nexo EDU | |
Michelle Araújo do Nascimento Albigesi |
Descolonizando a Educação Física e construindo caminhos de conhecimentos e cultura | |
MARCIO ROGERIO BRESOLIN, Marcos Antônio Bessa-Oliveira |
EDUCAÇÃO DESCOLONIAL: Problemáticas em tempo de COVID-19 | |
MARCELA DOS SANTOS ORTIZ |
Discurso institucional: relações de saber/poder no construto identitário do Técnico em Secretaria Escolar diplomado pelo Programa Profuncionário | |
Maria Aparecida da Silva Santandel |
O ENSINO DE LITERATURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: É POSSÍVEL UM VIÉS DESCOLONIAL? | |
Karine de Lara Cabral Nunes |
Os Temas Transversais na Prática Pedagógica de Professores de Ciências em Escolas da Rede Pública do Amazonas | |
Eloisa de Souza Santos |
Panorama Social y Educativo de Las Personas Con Discapacidad en Bolivia | |
Nirvana Cordeiro, Eladio Sebastián Heredero, Patricia Helena Mirandola Garcia |
Memórias discentes e autoavaliação docente: reflexões sobre a educação e a prática educativa | |
Flávia Cavalcanti Gonçalves |
AS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS DE JOSÉ MARTÍ: UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL? | |
Amélia Cardoso de Almeida |
Paulo Freire e Boaventura Sousa Santos: Convergências para o pensamento crítico | |
Ana Otero de Oliveira Mendonça |
Memória e decolonialidade na poética de Conceição Evaristo | |
Ernani Hermes |
ANÁLISE DECOLONIAL DAS APOSTILAS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: EUROCENTRISMO, SUBALTERNIZAÇÃO E A ARTE COMO TÉCNICA | |
Cleiton Rocha Vicentin, Débora Ribeiro |
Mémoire et enseignement : Un abordage psycho-pragmatique de l'analyse du discours dans l'apprentissage du français langue étrangère | |
Rudy Kohwer, Edvânia Gomes da Silva |
Pedagogía queer en tiempos de “ideología de género” e “kit gay” | |
Melissa Salinas Ruiz |
Educação Popular no Brasil e Movimentos Sociais: Um breve histórico | |
Luciene Acordi Menezes Nascimento, Angela Aiche Kittlaus Baalbaki |
POR UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL NOS CENTROS SOCIOEDUCATIVOS DE INTERNAÇÃO | |
Anna Gabriella Pinto da Costa |
AS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS DE JOSÉ MARTÍ: UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL? | |
Você Amélia Cardoso de Almeida |
Em busca da Surdidade: o entre-lugar da cultura surda na contemporaneidade | |
Gabriele Vieira Neves |
Manifesto De’VIA de 1989: declaração política e desnaturalização da arte surda | |
Gabriele Vieira Neves |
Viagem ao redor de Mama Gaia: relato de uma proposta curricular feminista e decolonial para o novo Ensino Médio em Goiás | |
Jordana Avelino Reis, Letícia Ferreira Guedes |
Panorama Social y Educativo de Las Personas Con Discapacidad en Bolivia | |
Nirvana Cordeiro, Eladio Sebastián Heredero, Patricia Helena Mirandola Garcia |
Memórias discentes e autoavaliação docente: reflexões sobre a educação e a prática educativa. | |
Flávia Cavalcanti Gonçalves |
O jornalismo e a educação como instrumentos de combate à desinformação: uma análise do site Nexo EDU | |
Michelle Araújo do Nascimento Albigesi |
A construção de identidades étnicas e políticas na experiência da Escuela-Ayllu de Warisata (1931-1940) | |
Bruno Azambuja Araujo |
Panorama Social y Educativo de Las Personas Con Discapacidad en Bolivia | |
Nirvana Cordeiro |
Comunidades Ribeirinho-Quilombola: discussão, resistência e ensino em tempos de pandemia | |
Ecilia Braga de Oliveira, Luis Paulo Carvalho Monteiro, Isabel Cristina Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Zilca do Socorro Pontes Cristo, Driele Salazar Damasceno |
Organização:
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
CNPJ Nº 13.448.301/0001-24
Rua Vila Velha, 63 | Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil
www.claec.org contato@claec.org