Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC


O Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) tem o intuito de disponibilizar uma ferramenta de gerenciamento de eventos organizados pelo CLAEC e seus parceiros, bem como a publicação digital dos anais dos eventos científicos, contribuindo assim, para a democratização do acesso ao conhecimento produzido.

Tupã, do povo Tupi-Guarani, considerado o criador dos céus, terras, mares, dos animais e vegetais, é ele quem ensina e da conhecimento ao seu povo.

Abaixo, você pode navegar em cada evento e acessar nos Anais os textos na íntegra dos trabalhos aprovados e apresentados. Ao lado, você também pode utilizar o formulário de Pesquisa para buscar por artigos, resumos e autores publicados nos Anais dos Eventos hospedados no Tupã.

Webinário | Cultura e Desenvolvimento | CLAEC e UTAD

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) não apresentam um objetivo específico para a Cultura entre as dezessete metas propostas – ainda que esta “contribu[a] de forma direta para muitos dos ODS – cidades seguras e sustentáveis, trabalho decente e crescimento económico, redução das desigualdades, meio ambiente, promoção da igualdade de gênero, e sociedades pacíficas e inclusivas”, confirmando a transversalidade da cultura e da criatividade. As metas propostas firmam ações para alcançar o crescimento econômico, o bem-estar e a conservação da natureza, formando três pilares em torno do desenvolvimento sustentável. A cultura e a criatividade tem um papel essencial a exercer nessa dimensão dos três pilares, uma vez que contribuem para produzir meios envolvendo as comunidades locais, promovendo a salvaguarda do partimônio cultural tangível e intangivel do mundo. Já em 2001, Jon Hawkes apresentava a cultura como o quarto pilar do desenvolvimento. A Agenda 21 da Cultura1 retoma a proposta de Hawkes, ainda que os objetivos dos participantes da Cimeira da Cultura de Bilbau, convidados da organização Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), estivessem orientados para o papel da cultura em cidades sustentáveis como se pode verificar no documento. O documento Implementing Culture Within the Sustainable Development Goals. The role of culture in Agenda 20302 destaca a relevância da cultura para a diversidade em diferentes áreas através da integração da cultura em todos os 17 SDG, sublinhando que a cultura é uma preocupação transversal e constitui um recurso essencial para o desenvolvimento, salientando que a utilização de recursos culturais é fundamental para alcançar outros objetivos de desenvolvimento no futuro, e que a integração de fatores culturais nas políticas e estratégias de desenvolvimento sustentável é crucial dado que o papel da cultura na construção de um mundo mais sustentável é agora amplamente reconhecido e refletido na agenda internacional. Em Culture for the 2030 Agenda, a cultura como fator de desenvolvimento é reforçada, destacando-se o contributo para os 5P’s – Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias. Estima-se que nesse diálogo multilateral no âmbito internacional para cumprir as metas da ODS, a proximidade entre Brasil e Portugal possa ampliar o debate acadêmico pelo viés epstemologico partindo da premissa que sem cultura não haverá desenvolvimento. Também, deve incentivar a geração de novos pesquisadores a viabilizar uma agenda de pesquisas voltadas à demanda emergente da Agenda ODS. O papel que a cultura e a criatividade podem desempenhar no desenvolvimento das sociedades e no crescimento económico é cada vez mais ressaltado pelas instituições, programas de desenvolvimento e investigações científicas apontando para o quarto pilar do desenvolvimento, sem esquecer a importância do envolvimento e capacitação da comunidade, a integração e valorização do conhecimento local.

Acessar a conferência

Simpósio Internacional sobre Geoeducações, Agroecologias e Biodiversidades

O Simpósio Internacional sobre Geoeducações, Agroecologias e Biodiversidades – SIGAB ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2021, online.

O SIGAB será um espaço de discussão crítica sobre caminhos alternativos para o desenvolvimento da humanidade no século XXI com foco nas abordagens interdisciplinares a relação sociedade-natureza. O Encontro permitirá a troca de experiências, entre cadêmicos, agricultores familiares, técnicos, pesquisadores e representantes da sociedade organizada (instituições de ensino, pesquisa, extensão; ONGs; associações; cooperativas etc), de todas as regiões brasileiras e de Moçambique.

Acessar a conferência

Congresso Internacional Online de Estudos sobre Culturas

O Congresso Internacional Online de Estudos Sobre Culturas é um espaço criado para compartilhar estudos, pesquisas e iniciativas multidisciplinares no campo da(s) cultura(s). Por meio do intercâmbio de pesquisas nas grandes áreas das ciências humanas e sociais, que tenham como enfoque os estudos culturais nas suas diversas faces, contextos e aspectos.

A utilização do termo “Culturas” no plural, pretende demonstrar a amplitude e a abrangência que encontramos nas expressões culturais das mais diversas sociedades e grupos sociais existentes. Considerando também os seus múltiplos conceitos, a depender do contexto social, temporal e do espaço. A cultura é comumente tipificada como a suma da criação humana, ou seja os símbolos e códigos que utilizamos para nos comunicar como seres sociais. Por sua vez, a cultura se apresenta como mecanismo de produção e reprodução social, a partir de seus mais diferentes campos de atuação, principalmente nas áreas das ciências sociais e humanas.

Acessar a conferência

Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult

O propósito do evento é de incluir toda e qualquer forma de contribuição científica e acadêmica no âmbito das ciências humanas e sociais, mais precisamente no campo dos estudos em cultura na América Latina, pretendendo ampliar a análise de cada elemento individual. O objetivo central da segunda edição do SEMLACULT é contribuir para a percepção e aprofundamento das questões sobre a multiculturalidade nos processos de integração entre os países da América Latina, considerando a diversidade cultural e social dos grupos étnicos da região. Baseado em desenvolver e dar continuidade a produção científica e cultural, incentivando a inovação e geração de conhecimentos, experiências e saberes no âmbito continental do nosso país, de forma a promover a diversidade cultural e a integração do conhecimento na América Latina, pensando na melhoria de qualidade da produção científica através de perspectivas diversas sobre a mesma área de conhecimento.

Acessar a conferência

Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

O Encontro Humanístico Multidisciplinar e o Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares, fazem parte de uma série de atividades pensadas pelo Centro Latino-Americano de Estudos em Cultural - CLAEC em parceria com o Instituto Conexão Sociocultural e com o apoio da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA campus Jaguarão.
A proposta do evento é agregar, incluir toda e qualquer forma de contribuição científica e acadêmica no âmbito das ciências humanas, mais precisamente no campo multidisciplinar, pretendento ampliar a análise de cada elemento individual e buscar o parecer específico de sua especialidade. Na multidisciplinaridade (ou pluridisciplinaridade) várias disciplinas analisam um objeto, sem que haja ligações necessária entre essas abordagens disciplinares. O que acontece é sua aplicação em comparação a diferentes maneiras de abordar um tema, que são orientadas com vista ao conhecimento geral de uma determinada matéria.

Acessar a conferência

Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

O Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços busca promover diálogos a partir de correlações conceituais entre as epistemologias do Sul disseminadas pelas seguintes vertentes teóricas: pós-colonialidade/pós-colonialismo, pós-ocidentalismo, subalternidade, descolonialidade/decolonialidade, pensamento fronteiriço e as linguagens/línguas, culturas, artes, literaturas e educação.

Acessar a conferência

I Encontro de Estudos Fronteiriços: línguas e literaturas na fronteira

O I Encontro de Estudos Fronteiriços será realizado em Jaguarão-RS, de 26 a 28 de setembro, na Universidade Federal do Pampa. O evento reunirá pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras interessados no tema “Línguas e Literaturas na Fronteira”.

Acessar a conferência

XVIII Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire: “Fronteiras Freireanas: Diálogos e Trajetórias”

O Fórum de Leituras Paulo Freire é um espaço dialógico de construção do conhecimento que vem se realizando em instituições de educação superior no estado do Rio Grande do Sul, tendo como marca a itinerância com suas representações interinstitucionais e a obra de Freire como fonte inspiradora.  São os núcleos de ensino, pesquisa e extensão, bem como os Movimentos Populares (Movimentos Sociais, associações comunitárias, ONGs, etc.) que têm participado da continuidade deste Fórum.

Acessar a conferência