Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, III Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura

Tamanho da fonte: 
Os desafios atuais dos docentes do Ensino Fundamental I como mediadores da disciplina Ensino Religioso.
Telma Maria Nascimento, MARIA GERALDA VALENTIM

Última alteração: 02-01-2021

Resumo


RESUMO:

A epistemologia da pesquisa concebe a todas as ciências a busca pelo conhecimento. E sendo a pesquisa cientifica uma fonte inesgotável de possibilidades e descobertas, o presente artigo tem como escopo, contribuir com o conhecimento por se empenhar em descobrir através de análises refutadas ou comprovadas sobre a opinião dos professores mediante a imposição do estado na ministração da disciplina Ensino Religioso no ensino fundamental I.  Para maior fundamentação busca verificar a aceitação pelos docentes ao que tange aos conteúdos referendados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), identificando o grau de formação dos educadores, descrevendo suas habilidades ou dificuldades ao ensinarem a disciplina. Toda a pesquisa realizada tem como base metodológica o método dedutivo e como apoiador o método dialético, pois juntos contribuirão para a eficácia da pesquisa e veracidade dos resultados expostos na conclusão da referida investigação cientifica.

 

 


Palavras-chave


Ensino Fundamental I; Ensino Religioso; Docentes.

Referências


REFERÊNCIAS

 

ALMEIDA, Danielle Mesquiati de Oliveira. Ensino religioso, cidadania e ética: práticas pedagógicas integradoras. Vitória/ES: UNIDA, 2018.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1989.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

__________.Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.


Texto completo: PDF