Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, III Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura

Tamanho da fonte: 
Design, Arte e o Librário: incentivo ao conhecimento da Libras e o contexto cultural para a inclusão dos surdos
Flávia Neves de Oliveira Castro, Nadja Maria Mourão, Ana Célia Carneiro Oliveira

Última alteração: 02-01-2021

Resumo


O design se estabelece, na atualidade, como uma área abrangente que contribui para o desenvolvimento da sociedade e sua cultura. O Librário é um jogo didático, pedagógico e imagético desenvolvido por uma abordagem sistêmica e o contexto cultural. O Librário da Arte aborda, especificamente, da temática em Artes Visuais, na perspectiva de incentivar o conhecimento da Libras e o contexto cultural. O jogo proporciona o uso de palavras que identificam os meios das Artes Visuais e dos elementos da linguagem visual. Busca-se entender a arte no contexto do jogo Librário e da Libras. Percebe-se maior envolvimento entre a comunidade surda e ouvinte, com os recursos da Arte e do Design. Contudo, a interseção desses saberes contribui para a educação em geral e o conhecimento da cultura de uma minoria específica: a dos surdos.


Palavras-chave


Arte; design inclusivo; educação; Libras; surdos.

Referências


BARROS, Manoel Wenceslau Leite de. Gramática: O guardador de águas. 2ª edição. Rio de Janeiro: Record, 1998.

CASTRO, Flávia Neves de Oliveira. Librário: Formas de multiplicação: Mobilização e divulgação de uma tecnologia social para fomentar Políticas Públicas. Orientador: Rita de Castro Engler. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

MARQUES, Carla Verônica Machado. Visualidade e surdez: a revelação do pensamento plástico. Revista Espaço nº 12 dezembro de 1999. Brasília: INES – MEC. 1999.

MORAIS, Frederico. Arte é o que eu e você chamamos arte: 801 definições sobre arte e o sistema da arte. Lugar: Editora Record, 2002.

SACKS, Oliver. Vendo Vozes: Uma viagem ao mundo dos surdos. 6. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

SÁNCHEZ, Carlos. La increible y triste historia de la sordera. Merida, Venezuela: CEPROSORD, 1990.

THACKARA, John. Plano B: o design e as alternativas viáveis em um mundo complexo. Trad.Cristina Yamagami. São Paulo: Saraiva: Versar, 2008.


Texto completo: PDF