Última alteração: 08-05-2019
Resumo
Este artigo tenciona refletir sobre a construção da identidade dos brasileiros, conhecidos como “brasiguaios”, que se deslocaram para o Paraguai há mais de três décadas e que, na atualidade, seguem o movimento de retorno. No mesmo caminho, será feita a discussão sobre as memórias individuais e as coletivas que marcam o conflito por terra, intensificado em 2008 e iniciado ainda nos anos de 1980, diante de duas mudanças políticas que envolveram os dois países (ditadura militar e governo democrático), colocando em reflexão o lugar político do Estado Nação. Para contextualizar os acontecimentos serão chamados dois nomes de pesquisadores como Lindomar Albuquerque e Celso Amorim Salim, que se dedicaram às temáticas de migração e imigração na fronteira Brasil/Paraguai e alinhavaram o contexto histórico dos fatos. A abordagem tem como objetivo pensar a construção da memória como representação a partir dos registros de textos (notícias em jornais locais e nacionais) que procuram interpretar, de um modo singular, os acontecimentos e marcar a construção de identidade dos brasileiros de forma significativa nos contextos de memória coletiva. No almejo da conclusão, é possível sinalizar uma disputa étnica em torno de um conflito por terra, sendo a dialética entre memoria individual e coletiva um dos pontos mais importantes para a fabricação de sentidos dos textos jornalísticos e no imaginário fronteiriço.
Palavras-chave
Referências
ALBUQUERQUE, J. L. A dinâmica das fronteiras: os brasiguaios na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. São Paulo: Annablume, 2010. 268 p.
ALVES, J. L. Brasiguaios: destino incerto. São Paulo: Global, 1990. 79 p. (Obra Completa)
CANDAU, J. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2012. 269 p. (Obra Completa)
___________ Antropologia da memória. Lisboa, Portugal: Instituto Piaget, 2013. p. 123-201 (Capítulo de Livro)
ELIAS, N. Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. p. 117-143 (Capítulo de Livro)
FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: LOYOLA, 2010. 79 p. (Obra Completa)
SALIM, C. A. A questão dos brasiguaios e o Mercosul. In PATARRA, N. Emigração e imigração internacionais no Brasil contemporâneo. São Paulo: FNUAP, 1995. p.144-159 (Capítulo de Livro)
SAYAD, A. A imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: Edusp. 1998. p.11(Prefácio)
SELIGMANN-SILVA, M. Reflexões sobre a memória, a história e o esquecimento In_________.(Org.). História, memória e literatura: o Testemunho na Era das Catástrofes. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003. p. 59-90 (Capítulo de Livro)
WAGNER, C. Brasiguaios: homens sem pátria. Petrópolis, RJ: Vozes, 1989. 86 p. (Obra Completa)