Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, II Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura

Tamanho da fonte: 
A sociologia da arte weberiana e o conceito de dispositivo cinematográfico
Cecília Leão Oderich

Última alteração: 31-05-2019

Resumo


A sociologia da arte weberiana traz uma abordagem sobre a mediação da técnica que contribui para a análise da produção cinematográfica a partir do conceito de dispositivo, ampliando a visão do cinema em suas possibilidades de expressão da diversidade. Este texto apresenta e relaciona estas abordagens considerando que a própria arte se desenvolve na transformação da técnica, assim como a técnica a partir do querer artístico. Os estudos sobre o dispositivo cinematográfico levam à visão de coexistência e mediação entre técnica e arte na estratégia narrativa, possibilitando novas formas de produção de sentido e maior expressão da diversidade na produção cinematográfica, a exemplo do cinema independente e do cinema expandido.


Palavras-chave


sociologia da arte, dispositivo cinematográfico, diversidade

Referências


MIGLIORIN, Cezar. Por um cinema pós-industrial. Disponível em: http://www.revistacinetica.com.br/cinemaposindustrial.htm. Acesso em 01/04/2016.

MIGLIORIN, Cezar. O Dispositivo como estratégia narrativa. Revista Acadêmica de Cinema - Digitagrama. Universidade Estácio de Sá. N. 3, 2005. Disponível em:

http://www.estacio.br/graduacao/cinema/digitagrama/numero3/cmigliorin.asp Acesso em 07/06/2017.

MUANIS, Felipe. Cinema – Entre o Texto e o dispositivo. Revista Logos 32 – Comunicação e Audiovisual. Ano 17, n. 1, 2010.

PARENTE, André. Cinema de Exposição: o dispositivo em contra/campo. Revista Poiésis, n. 12, p. 51-63, nov 2008.

RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal, o que sobrou do cinema? A querela dos dispositivos e o eterno retorno do fim. São Paulo: Revista Galaxia, n. 32, p. 38-51, ago 2016.

WAIZBORT, Leopoldo. Música e Racionalismo em Weber. Revista Cult. Ed. 124. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/2010/03/musica-e-racionalismo-em-weber/. Acesso em: 22/11/2016.

WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1979.

­­­­­WEBER, Max. Os Fundamentos Racionais e Sociológicos da Música. São Paulo: EdUSP, 1995.


Texto completo: PDF