Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura

Tamanho da fonte: 
Injúrias Raciais contra as comunidades Avá-Guarani em Guaíra e Terra Roxa – Paraná
Rosângela Daiana dos Santos

Última alteração: 27-12-2017

Resumo


Trata-se de uma pesquisa sobre os casos de injurias raciais que acontecem cotidianamente contra as comunidades Avá-Guarani nos municípios de Guaíra e Terra Roxa/Paraná, Brasil. Faremos abordagens em relação ao racismo, preconceito e os casos onde os indígenas são reprimidos e excluídos da sociedade onde estão inseridos, problemas que foram gerados após a propagação de campanhas anti-indígenas lançadas por políticos, e que estimulavam a população a ser preconceituosa com os indígenas. Através desta pesquisa demonstraremos os casos de racismo, e procuramos entende-los por meio da contextualização histórica das comunidades Guarani na Região Oeste do Paraná. Daremos uma ênfase nos casos de violações de direitos dos povos indígenas na atualidade, fazendo uma crítica à relação como a população brasileira desconhece a história e a cultura indígena.


Palavras-chave


Violações de Direito; Comunidades Avá-Guarani; Preconceitos

Referências


CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37 jan./abr. 2008.

 

CNDH – CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS. Relatório do Grupo de Trabalho sobre os Direitos dos Povos Indígenas, Brasília, 2016.

 

FABRINI, João Edmilson et al. Conflitos entre Ruralistas, Camponeses e Indígenas no Paraná. Boletim Data Luta, Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária – NERA: Presidente Prudente, dezembro de 2013,n72.ISSN2177-446.

GREGORY,Valdir.Os eurobrasileiros e o espaço colonial: migrações no Oeste do Paraná (194070). Cascavel/PR: EDUNIOESTE, 2002.

 

MANCINI, Ana Paula G.; TROQUEZ, Marta C. C. Desconstruindo estereótipos: apontamentos em prol de uma prática educativa comprometida eticamente com a temática indígena. Tellus, ano 9, n. 16, jan./jun. 2009. PP. 181-206.

 

MASUZAKI, Teresa Itsumi. A luta dos povos Guarani no extremo oeste do Paraná. Revista Pegada – vol. 16, n. especial, maio/2015.

 

OLIVEIRA, Diogo de. Sobre os índios guairenses e a FUNAI. O Paranazão, 27 abril.2013.

 

PACKER, Ian. Violação dos direitos humanos e territoriais dos Guarani no Oeste do Paraná (1946-1988): Subsídio para a Comissão Nacional da Verdade. Centro de Trabalho Indigenista, outubro de 2013. Disponível em www.trabalhoindigenista.org.br, acessado em maio de 2017.

 

SILVA, Liliana Amin Lima da.  Justiça de Transição dos Avá Guarani: A necessária Política de reparações e restituição de terras pelas violações cometidas durante a ditadura militar. In: Os Avá-Guarani no Oeste do Paraná: (re)existência em Tekoha Guassu Guavira. Letra da Lei, 2016.

 

SOUZA FILHO, Carlos Frederico Marés de. II. MAMED, Daniele de Ouro. III. CALEIRO, Manuel Munhoz. IV. BERGOLD, Raul Cezar. Os Avá-Guarani no Oeste do Paraná: (re)existência em Tekoha Guassu Guavira. Letra da Lei, 2016.


Texto completo: PDF