Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

Tamanho da fonte: 
As Culturas do Escrito expressas em um Livro de Registro de Entrada de Mercadorias (1967 – 1971)
Lucas Gonçalves Soares

Última alteração: 16-01-2018

Resumo


O presente trabalho é o resultado de uma investigação que ocorreu a partir de uma análise em um livro de registro de entrada de mercadorias, sendo ele referente ao comércio do bisavô paterno do primeiro autor – José Francisco Meireles, este, por um longo período foi dono e gerenciou um comércio no interior do município de Canguçu, município localizado na região Sul do estado do Rio Grande do Sul. O livro corresponde ao período de 1967 a 1971. O objetivo geral do estudo consiste em analisar os registros encontrados no livro, refletindo sobre os usos da escrita e da Matemática por pessoas com pouco estudo, como era o caso do bisavô do primeiro autor, tendo cursado somente até a segunda série primária. Considerando a descrição dos registros contidos no livro e cálculos matemáticos desenvolvidos, esses revelam que estamos inseridos nas culturas do escrito independente de termos tido acesso à educação formal.

 


Palavras-chave


Culturas do escrito, práticas de escrita, livro de registro

Referências


FRAGO, A. V. Leer y Escribir. Historia de dos prácticas culturales. México. Fundación Voces y Vuelos, 1999.

GALVÃO, A. M. de O. Oralidade, Memória e a Mediação do outro: práticas de letramento entre sujeitos com baixos níveis de escolarização – o caso do cordel (1930-1950). In: Revista Educ. Soc., Campinas/SP, vol. 23, n. 81, p. 115-142, dez. 2002.

GALVÃO, A. M. de O. História das culturas do escrito: tendências e possibilidades de pesquisa. In: MARINHO, Marildes, CARVALHO, Gilcinei (orgs.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

HÉBRARD, J. Por uma bibliografia material das escrituras ordinárias: a escrita pessoal e seus suportes. Refúgios  do  eu:  Educação, História,  Escrita autobiografica/Mignot, A . C.V; Bastos, M.H.C. , Cunha,M.T.S.(orgs). Florianópolis: Mulheres,2000. p. 29-61.


Texto completo: PDF