Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

Tamanho da fonte: 
A participação econômica das mulheres no mercado de trabalho
Agnes Martha Silva

Última alteração: 18-01-2018

Resumo


O mercado de trabalho pode ser entendido como uma relação de compra e venda da força de trabalho, sendo também um espaço econômico e social. Através deste contexto o presente trabalho tem como objetivo analisar a participação econômica da mulher no município de Pelotas. Por meio de uma investigação de caráter quantitativo, foram levantados dados e calculadas as categorias estatísticas como população economicamente ativa, população ocupada, taxas de atividade e desemprego, entre outros, utilizando-se, dentro disso a variável sexo. Desta forma, pretende-se compreender as transformações ocorridas nesta cidade, de 2000 a 2010 mensurando-se os níveis de absorção da força de trabalho feminina, neste período de tempo. Com base neste conjunto de fatores preocupa-se, com isso perceber a condição de ação da mulher dentro da esfera econômica do município. Assim, percebendo a representatividade feminina no mercado de trabalho.


Palavras-chave


Mercado de Trabalho, Desigualdades, Mulheres, Pelotas/RS

Referências


& HIRATA, H. (Org.). As novas fronteiras da desigualdade. Homens e mulheres no mercado de trabalho. São Paulo: Editora Senac, 2003.

MARUANI, MARGARET. Emprego, desemprego e precariedade: uma comparação européia. In: COSTA, Albertina de Oliveira; SORJ, Bila; BRUSCHINI, Cristina; HIRATA, Helena (Org). Mercado de Trabalho e Gênero.  Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

BRUSCHINI, Cristina; RICOLDI, Arlene Martinez; MERCADO, Cristiano Miglioranza. Trabalho e gênero no Brasil ate 2005: uma comparação regional. In: COSTA, Albertina de Oliveira; SORJ, Bila; BRUSCHINI, Cristina; HIRATA, Helena (Org). Mercado de Trabalho e Gênero.  Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

VARGAS, Francisco. Desenvolvimento e desigualdades de gênero: As transformações no mercado de trabalho em Pelotas e Rio Grande. In: Dal Molin, N. & Figueiredo, C. Políticas Públicas e Desenvolvimento nos municípios gaúchos de Pelotas e Rio Grande. Porto Alegre: Cirkula, 2014.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Brasil: o estado de uma nação – mercado de trabalho, emprego e informalidade, 2006/ Paulo Tafner, editor. – Rio de Janeiro: IPEA, 2006.

 


Texto completo: PDF