Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

Tamanho da fonte: 
Perspectivas Educacionais: Um Olhar Para a Alfabetização de Jovens e Adultos Perspectivas Educativas: Una Mirada para la Alfabetización de Jóvenes y Adultos
Natalia Machado Oliveira

Última alteração: 23-01-2018

Resumo


A Educação de Jovens e Adultos é um assunto muito discutido nas escolas nos dias atuais, devido a distorção de idade – série onde jovens com mais de 2 anos de atraso escolar dividem a mesma sala de aula muitas vezes com crianças. Muitos desses jovens começam a frequentar as aulas no turno da noite, onde os mesmos frequentam a sala de aula com adultos que também por algum motivo acabaram se afastando da escola. A procura desses Jovens e Adultos pelo EJA aumenta a cada dia, mas por diversos motivos, muitas vezes os mesmos não conseguem continuar frequentando a sala de aula.  A sociedade julga a modalidade EJA como uma maneira mais fácil do educando poder adquirir o conhecimento por ser reduzida ou até mesmo facilitadora, mas é preciso relatar que a modalidade EJA, não está contida nas práticas e metodologias tradicionais da escola, sendo assim essa instituição reduz o conteúdo para poder suprir essa demanda, essa instituição em alguns casos também não tem um suporte necessário para essa modalidade.

 


Palavras-chave


Educação, Jovens e Adultos, Distorção de serie.

Referências


PINTO, Álvaro Viera. As Setes Lições de Alfabetização de Jovens e Adultos. 11º edição. São Paulo/ SP. Acessado em 28 de agosto de 2017 (Capitulo de um Livro)

PRESTES, Carina da Silva. Considerações Sobre a Escolarização de Jovens Com Quinze Anos no Ensino Fundamental: Evidências da Educação de Jovens e Adultos na Realidade Escolar. P. 9-32. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Pampa, Jaguarão 2015. Acessado em 28 de agosto de 2017 (Tese de TCC)


Texto completo: PDF