Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

Tamanho da fonte: 
A estrutura da Representação Social(RS) de professores e alunos acerca do Risco
Michele Catherin Arend, Araci Asinelli da Luz

Última alteração: 25-01-2018

Resumo


Este artigo apresenta os resultados preliminares do estudo de pós doutorado, sobre a Representação Social (RS), de professores e alunos do ensino médio acerca do Risco, com o objetivo de compreender a estrutura das Representações Sociais sobre o risco no cotidiano e o risco de mortes prematuras em acidentes de trânsito, entre os dois grupos. O estudo contempla as contribuições teórico-metodológico de representação de Durkheim, Moscovici, a estrutura do Núcleo Central da RS segundo Abric e as produções de Beck, Lasch, acerca do risco. A pesquisa com abordagem quanti-qualitativa, realizou revisão da literatura e pesquisa de campo. A população pesquisada é formada pelos professores e alunos de uma escola da rede pública do ensino médio em um município de Santa Catarina.  Para a coleta de informações, foram utilizados questionários via on line,  pelo sistema google docs e para a tabulação de dados, o software Iramutec. As análises preliminares dos resultados demonstram que mesmo havendo insegurança em expressar por escrito, o risco é sim, algo identificado pelos participantes dos dois grupos e personificado por meio do exemplo de inúmeras e variadas situações, vivenciadas no cotidiano, em especial as que atingem a integridade física emocional e moral. Os resultados alcançados contribuem para compreensão da representação social do risco e para ressaltar a importância da inserção deste conhecimento nos conteúdos e práticas escolares, que resultem em atitudes para diminuir e mesmo evitar a exposição ao risco e de forma específica, a exposição ao risco de mortes prematuras no trânsito.

Palavras-chave: Representações Sociais. Riscos. Educação.


Palavras-chave


Representações Sociais. Riscos. Educação

Referências


Abric,Jean-Claude. A abordagem estrutural das representações sociais. In: Moreira, Antonia Siva Paredes (org), Oliveira, Denise Cristina. Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: AB, 2000.

Almeida, G.J. As representações sociais, o imaginário e a construção social da realidade. In: Santos, M.F.S, Almeida, M.L. Diálogos com a Teoria da Representação Social. Recife: Ed Universitária da UFPE, 2005.

Arend, Michele C. Anos Potenciais de Vida Perdidos- Apvps. A herança dos acidentes e mortes no trânsito – uma abordagem interdisciplinar. Florianópolis. SC. 2002. Tese Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina. UFSC.

Beck, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora.34, 2011.

Bijur, E.P. What s in a name? Comments on the use of the terms “accident” and “injury”. Pediatric Epidemiology, 920. Kenney Center Albert Einstein College Medicine, Bronx, NY 10461, USA. Injury Prevention 1995; 1:9.

Creswell, J. W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto., Porto Alegre: Artmed, 2013.

Durkheim, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo, 2ª Ed, Martin Fontes, 2003.

Lasch, S.A. A reflexividade e seus duplos: estrutura, estética e comunidade. In: Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista.

Mauss, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo, Ed. Martins, 2003.

Moscovici, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

__________ .Sobre representações sociais. (Traduzido por Clélia Nascimento Schulze para circulação interna). Núcleo de Psicologia Social, Departamento de Psicologia, UFSC, 1985.

Moscovici, S. Representações Sociais: Investigação em psicologia social. Rio de Janeiro: Editora Vozes. 2004.

Ratinaud, P. (2009). IRAMUTEQ: Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires [Computer software]. Retrieved from http://www.iramuteq.org

 

 

 

 


Texto completo: PDF