Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

Tamanho da fonte: 
A importância do brincar na Educação Infantil – lazer e aprendizagem
Tawanny Faria Nunes

Última alteração: 16-01-2018

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre as práticas do PIBID que envolvem a brincadeira como momento de aprendizagem e lazer para as crianças, levando em consideração o quão importante esses momentos são para o desenvolvimento dos mesmos. Assim buscamos nos basear no RCNEI e em leituras feitas coletivamente pelas bolsistas. Ao longo deste trabalho descrevemos algumas das atividades que foram desenvolvidas em sala refletindo teoricamente sobre as mesmas. Assim concluímos que o brincar na educação infantil é importante pelos diversos benefícios que proporciona a criança.

Palavras-chave


Aprendizado, brincadeira, lazer, ludicidade

Referências


RAU (2011, p. 149): “O uso de jogos e brincadeiras como recurso pedagógico possibilita a significação de conceitos para as crianças, por ser um dos únicos recursos que trabalha com diferentes tipos de linguagem ao mesmo tempo. Áreas como a pedagogia e a psicopedagogia destacam a importância do desenvolvimento das linguagens infantis nos primeiros anos da vida escolar.”

RAU, M. C. T. D. O brincar na educação infantil. In: RAU. Educação Infantil: Práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. (org.). Curitiba: Ibpex, 2011. p. 144-178.

 

Conforme BRASIL (1998 p.19), saber compreender o caráter lúdico e expressivo das manifestações da motricidade infantil poderá ajudar o professor a organizar melhor a sua prática, levando em conta a necessidade das crianças. Brincar é fundamental para o aprendizado das crianças, desempenha um papel no mundo das crianças que vai além da sala de aula.

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental.  —  Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il.


Texto completo: PDF