Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

Tamanho da fonte: 
Ciência na cozinha? Discussões científicas ancoradas no cotidiano
Naiana Ribeiro Maximilla, Keila Reis Pereira, Lavínia Shwantes

Última alteração: 16-01-2018

Resumo


A educação nos anos iniciais do ensino fundamental, na educação infantil e na educação de jovens e adultos no Brasil acontece, quase que majoritariamente, pela atuação do profissional pedagogo. Dessa forma, tal profissional precisa aventura-se também pelo Ensino de Ciências. Sabendo que muitas vezes os cursos de Pedagogia oferecem poucas disciplinas acerca de fundamentos e metodologias dentro do tema, os cursos de extensão ainda na formação inicial desses profissionais podem ser muitos benéficos para sua prática. O presente trabalho faz um relato sobre um curso de extensão oferecido para pedagogos em formação, no intuito de fornecer possibilidades para um ensino de ciências diferenciado. Objetivamos discutir e refletir sobre a necessária aproximação dos conteúdos científicos com cotidiano dos estudantes através da articulação com conhecimento científico. O tema do curso foi sobre culturas alimentares e sua articulação com alguns dos processos envolvidos no ato de alimenta-se e nutrir-se. A intenção de trabalhar ciências de forma contextualizada é para romper o ensino transmissivo que não foca na reflexão e na utilidade desse conhecimento na vida dos estudantes.


Palavras-chave


pedagogia, ensino de ciências, cultura alimentar

Referências


CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Ed. Unijuí. 2010.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A. Metodologia do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez. 2000.

JEZINE, E. As Práticas Curriculares e a Extensão Universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2. Anais do... Belo Horizonte. Disponível em: <https://www.ufmg.br/congrext/Gestao/Gestao12.pdf> Acesso em: 20 de outubro de 2017. (2004)

KATO, D.S.; KAWASAKI, C.S. As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011.

KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. 2a ed. São Paulo: Editora Moderna. 2007, 87p.

PAVÃO, A. C. Ensinar ciências fazendo ciência, por uma revolução pedagógica. In: RIBEIRO, P. R. C & MAGALHÃES, J. C. (orgs).  Ensinando Ciências: outros olhares e outras possibilidades. Rio Grande: FURG. 2014. 208p.


Texto completo: PDF