Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

Tamanho da fonte: 
Movimento dalit: das origens à atualidade
João Gomes Braatz

Última alteração: 16-01-2018

Resumo


Esta pesquisa utiliza das fontes disponíveis do início da formação da religião védica, considerado o estágio “embrionário” do que viria a tornar-se o hinduísmo, por aproximadamente 1500 AEC, quando acredita-se que tenha iniciado o processo de escrita dos Vedas, para discutir e refletir os motivos da discriminação e exclusão da casta dos párias, ou como ficaram conhecidos popularmente, os dalits da sociedade indiana. A partir desta compreensão, busca-se voltar o olhar para a situação atual dos integrantes da considerada casta mais baixa dentro do hinduísmo na sociedade, baseando-nos na legislação atual, nos movimentos sociais organizados pelos dalits e nos relatos de conflitos e opressão sofrida por esta parcela da população. Apesar da atual constituição indiana ter abolido o sistema de castas, podemos observar que as pessoas pertencentes à classe dos dalits ainda sofrem com a exclusão da sociedade, sendo privados de empregos prestigiados na comunidade hindu e obrigados a dedicarem-se aos trabalhos ditos “impuros”, como lidar com resíduos sólidos e excremento para poderem sobreviver.  Esta pesquisa também se dedica a tratar dos direitos buscados e já conquistados pelos dalits em sua busca por integração na sociedade indiana atual.


Palavras-chave


Dalits, Hinduísmo, Legislação, Índia, Sociedade

Referências


AUBOYER, J. A vida quotidiana na Índia antiga. 2.ed. Rio de Janeiro: Shu, 2002.

BUENO, A. Textos de história da Índia Antiga. S/editora, Rio de Janeiro, 2016: Acesso em: 31 jul. 2017. Online. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=ZT4fDgAAQBAJ>.

CLIFFORD, B. “Dalit Rights are Human Rights”: Caste Discrimination, International Activism, and the Construction of a New Human Rights Issue, Human Rights Quarterly, n°29, 2007, pp.167-193.

HARDTMANN, E. M. Our Fury is Burning: Local Practice and Global Connections in the Dalit Movement, Stockolm: Stockolm Studies in Social Anthropology, 2003.

RENOU, L. O Hinduísmo. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.

TINOCO, C.A. O pensamento védico. São Paulo: Ibrasa, 1992.


Texto completo: PDF