Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

Tamanho da fonte: 
A redemocratização em contexto local: uma análise da atuação das oposições ao regime civil-militar em Rio Grande (RS)
Nilton Garcia Sainz

Última alteração: 21-01-2018

Resumo


O município de Rio Grande (RS) foi considerado “área de segurança nacional” durante o regime civil-militar (1964-1985), o que, entre outras implicações, fazia com que o prefeito fosse nomeado e só ocorressem eleições diretas para a Câmara de Vereadores. No período de redemocratização (1983-1985), PMDB e PDT, os partidos de oposição à ditadura e ao chefe do executivo municipal, tinham maioria das cadeiras e realizavam o enfrentamento ao PDS, legenda do prefeito e de apoio ao golpe de 1964. A pesquisa tem como objetivo analisar os embates ocorridos na Câmara de Vereadores de Rio Grande entre essas forças políticas, no contexto do término da ditadura. Utiliza como fontes a análise das atas da Câmara Municipal, nas quais foram encontrados elementos que resgatam a história do período e demonstram que a oposição denunciava as condições nas quais se encontrava o município e o país, além de alimentar um sentimento de união entre os partidos que lutavam pelo retorno da democracia no Brasil, enquanto os vereadores governistas evitavam ingressar nesse debate.

Palavras-chave


Área de Segurança Nacional, História Política, Poder Local, Regime Civil-Militar, Rio Grande

Referências


ARTURI, Carlos S. As Eleições no processo de transição à democracia no Brasil. In: BAQUERO, M. (Org.). Brasil: opinião, transição e eleições no Brasil. Porto Alegre. UFRGS, 1995, p.9-33.

BICUDO, H. Segurança Nacional ou Submissão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

COSTA, L. B. A Cidade do Rio Grande ao longo da década de 1970: desenvolvimento econômico, vigilância e repressão em área de segurança nacional. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, n.26, 2011. Anais... São Paulo, jul, 2011.

COUTO, Ronaldo Costa. História indiscreta da ditadura e da abertura: Brasil: 1964-1985. Rio de Janeiro: Record, 2005.

LIMA JÚNIOR, Olavo Brasil de. Democracias e instituições políticas no Brasil dos anos 80. São Paulo: Loyola, 1993.

TRINDADE, Hélgio. Partidos Políticos e Transição Democrática: Populismo/ Anti-populismo na Política Brasileira. GT “Elites Políticas” In: Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Outubro, 1985.

CÂMARA MUNICIPAL DO RIO GRANDE, Anais, Livros 63-64, 1983.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL. Eleições. Resultados. Disponível em: <www.trers.gov.br./upload/14/Municipais_Rio_ Grande1982.PDF>. Acesso em: 12 mar. 2017.


Texto completo: PDF