Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

Tamanho da fonte: 
Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social.
Jair Jonko Araujo

Última alteração: 15-01-2018

Resumo


Buscando considerar e enfatizar a natureza dinâmica dos cenários políticos, em consonância com a matriz conceitual pós-estruturalista, este trabalho objetiva apresentar e discutir um conjunto de ações em andamento nos municípios de Santana do Livramento, Rivera, Jaguarão e Rio Branco, as quais resultam na oferta de cursos técnicos com diplomação binacional a estudantes brasileiros e uruguaios. Tendo como referências teóricas o Ciclo de Políticas de Stephen Ball e a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau, procuraremos demonstrar a relevância para a população fronteiriça de um projeto de educação binacional, construído a partir de atores locais das instituições envolvidas e da comunidade, o qual produziu integração regional e institucional, resultou em dois Campus do IFSul em Santana do Livramento e Jaguarão e ocasionou  um reordenamento legal nas Instituições e entre Brasil e Uruguai.


Palavras-chave


ciclo de políticas, cooperação internacional, cursos binacionais, educação profissional na fronteira, política educacional, teoria do discurso.

Referências


BALL, Stephen. Education reform: a critical and post–structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

BRASIL, 2015. Decreto nº 8.455, de 20 de maio de 2015. Promulga o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Oriental do Uruguai para a Criação de Escolas e/ou Institutos Binacionais Fronteiriços Profissionais e/ou Técnicos e para o Credenciamento de Cursos Técnicos Binacionais Fronteiriços, firmado em Brasília, em 1º de abril de 2005. Diário Oficial da União. Seção 1. 21/05/2015. p. 52

GIL, Antonio. Como elaborar projetos de pesquisa, 4ª ed., São Paulo, Atlas, 2002.

DINIZ, Miguel; MELLO, Luciano. Cursos binacionais: relatos de uma experiência. Santana do Livramento: Ed. Cia do eBook, 2015.

LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantau. Hegemonia y Estrategía Socialista: hacia una radicalización de la democracia. Madrid: Siglo XXI, 1987.

MAINARDES, Jefferson; FERREIRA, M. Dos S.; TELLO, César. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, p. 143-172, 2011. (p.143-172).

MEC. Ministério da Educação e Cultura. Expansão da Rede Federal. 2017. Disponível em: http://redefederal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal. Acesso em 07 Out.  2017.

MOUFFE, Chantau. El retorno de lo politico: comunidad, ciudadania, pluralismo y democracia radical. Buenos Aires. Paidos, 1999.

SILVA da, Paulo Henrique Asconavieta; LIMA, Alessandro de Souza. O contexto dos Cursos Binacionais na Fronteira Sant’Ana do Livramento-BR/Rivera-UY. In: Cursos binacionais: relatos de uma experiência. /Miguel Angel Pereira Dinis, Luciano Moura de Mello. – Santana do Livramento: Ed. Cia do eBook, 2015.

VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em educação: a observação, Brasília: Liber Livro Editora, 2007, Série pesquisa, v.5.

 


Texto completo: PDF