Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

Tamanho da fonte: 
A importância do programa de bolsas de iniciação a docência na formação de professores
Lauriane Rodales Menezes

Última alteração: 15-01-2018

Resumo


O presente trabalho tem como propósito ressaltar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) e assim fazer uma reflexão sobre em quais pontos ele pode contribuir, podendo ser tanto na formação dos futuros professores, como para o desenvolvimento acadêmico pessoal do estudante enquanto graduando. Este programa tem acrescentado a experiência dia após dia de como é estarmos dentro de uma sala de aula, além de podermos estar fazendo a relação da teoria com a prática quando estamos atuando nas escolas do município. Assim buscamos apresentar alguns referenciais teóricos que nos serviram de base em nossa reflexão sobre esta temática aqui abordada.


Palavras-chave


PIBID, Formação, reflexão.

Referências


BRASIL, (2015). Resolução Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015. Institui: Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/>.  Acesso em: 09 de Outubro, 2017. (Obra Completa)

BRASIL. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013 – Aprova as normas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>.  Acesso em 09 de Outubro de 2017.(Artigo em Periódico Digital)

MARTINEZ, Lucas da Silva. Iniciação à docência: reflexão sobre a prática docente em uma perspectiva freireana. Trabalho de conclusão de Curso. Universidade Federal do Pampa. 2015, 55p. (Tese de TCC)

ROCHA, Eduardo da Luz. EVIDÊNCIAS TEÓRICAS-PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: AUTORREFLEXÕES & REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SUAS ESPECIFICIDADES. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal do Pampa. 2016, 42p. (Tese de TCC)

SILVA, G. J.; CHAGAS, C. M. L. PIBID: A EXPERIÊNCIA DA SALA DE AULA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Rio Grande do Norte: p. 01-10 (Artigo em Periódico Físico)

 

 


Texto completo: PDF