Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

Tamanho da fonte: 
Transversalidade no Ensino: uma proposta sociocultural para a formação de leitores.
Jéssica Biltches Costa, Dayane Ferreira Reis

Última alteração: 21-01-2018

Resumo


Este trabalho está vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e faz parte do projeto PIBID-Letras Língua Materna, fomentado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior -Capes - que busca atuar na formação de leitores. Esse estudo objetiva relatar as práticas docentes que estão sendo desenvolvidas durante o ano letivo de 2017 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcílio Días, localizada em Jaguarão - Rio Grande do Sul, Brasil, com alunos do 8º ano diurno de ensino regular. As práticas buscam desenvolver a competência leitora e promover a reflexão do uso da língua, a partir de estratégias discursivas de textos diversificados com a temática transversal, cultura-afro-brasileira, e leva em consideração os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs - para o ensino de temas transversais. A metodologia do trabalho desenvolvido na escola consiste em colocar o aluno como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem e o professor na função de mediador entre o sujeito e o objeto de conhecimento. Espera-se que o projeto colabore com a autonomia, o censo crítico e a noção de pertencimento dos alunos, descobrindo, assim, seus lugares e suas vozes no mundo.


Palavras-chave


Cultura Afro-Brasileira, Ensino, Formação de leitores, PIBID, Transversalidade.

Referências


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quartos ciclos do ensino fundamental: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

 

______. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/SASE), 2014.

 

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Disponível em: < http://ideb.inep.gov.br/>. Acesso em 11. Out. 2017.

 

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1987.


Texto completo: PDF