Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

Tamanho da fonte: 
O Processo de Construção do Exercício Docente na Educaçao Infantil: Uma Análise Discursiva acerca das Práticas de Leitura, Oralidade e Escrita.
VERA ANTONIA FEIJO

Última alteração: 14-01-2018

Resumo


Resumo

 

Este estudo é uma análise discursiva que tem a minha própria prática como objeto de investigação. O mesmo consiste em refletir sobre minha prática a partir da época que lecionava em uma turma de educaçao infantil, mesmo sem ter formação pedagógica e, atualmente, como acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar as práticas de leitura, escrita e oralidade .desenvolvidas em minha trajetória docente profissional e acadêmica.Esta investigação apresenta um caráter qualitativo, tendo como metodologia a análise de discurso de inspiração foucaultiana, pois procuro descrever e analisar os impactos da discursividade presente na área da alfabetização em minha trajetória como docente, evitando julgamentos ou prescrições a partir desta. Ao longo desse trabalho, procurei ressaltar a importância dos discursos que se formam a partir da prática reflexiva de cada professor ao longo da sua experiência.  A apropriação destes discursos é parte ativa na construção dos saberes que amparam o trabalho pedagógico, já que os saberes que o antecedem são mediados por uma atividade reflexiva de cada professor e pela experiência que adquire no exercício docente.

Palavras-Chave: Análise discursiva; Educação Infantil; Exercício docente.

 


Palavras-chave


Análise discursiva; Educação Infantil; Exercício docente.

Referências


BRANDÃO, Ana Carolina Perussi; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetizar e letrar na Educação Infantil: o que isso significa? In: BRANDÃO, Ana Carolina Perussi; ROSA Ester Calland de Sousa (org). Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo

Horizonte: Autêntica Editora, 2011. p.13 - p.31.

 

COELHO, Silmara. O Processo de Letramento na Educação Infantil. Pedagogia em Ação. v.2, n.2, p. 1-117, nov. 2010 - Semestral. Disponível em: file:///C:/Users/Eu/Downloads/4848-19129-1-SM%20(2).pdf. Acesso em:08 de Outubro de 2017.

 

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

FRADE, Isabel. C.A.S. Métodos de alfabetização, métodos de ensino e conteúdos da alfabetização: perspectivas históricas e desafios atuais. Educação. v. 32, n. 01, p. 21-40, 2007. ISSN1984-6444. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/658. Acesso em: 11 de Outubro de 2017.

 

MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

 

 


Texto completo: PDF