Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

Tamanho da fonte: 
Analise De Atividade Cinematográfica em Grupo De Projeto De Extensão
Helena Beatriz Costa De Oliveira

Última alteração: 14-01-2018

Resumo


Este trabalho traz a análise da avaliação de uma atividade cinematográfica realizada pelo PET do Bacharelado em Produção e Politica Cultural em um projeto de extensão Percursos Formativos No Campo Da Extensão na Universidade Federal Do Pampa, Campus Jaguarão-RS-Brasil, direcionado para os discentes de todos os cursos da referida universidade. Os objetivos assentam-se em analisar a avaliação da referida atividade, onde motivou o debate entre os discentes envolvidos no referido projeto. Para esta construção acadêmica usamos metodologia quantitativa, foram analisados trinta formulários de avaliação que foram construídos para avaliar as atividades executadas dentro do projeto de extensão que é alvo deste artigo, dedicados à abordagem dos discentes que frequentam o citado projeto. Como discussões ressaltamos que durante nossa investigação neste contexto, que a proposta e a forma pedagógica interessante e instigante trazidas na atividade cinematográfica proporcionaram um momento de interação e de dialogo sobre o processo de alfabetização dos discentes de cursos diferentes. Como considerações finais colocamos que estes discentes têm a necessidade de estar abertos, as inovações, tentativas, observações para poder construir junto com os demais profissionais que estão neste espaço especifico, sempre tendo como foco o dialogo proporcionado pela atividade cinematográfica.


Palavras-chave


Discentes, extensão, filme, projeto, praticas.

Referências


HERNÁNDEZ, Fernando. Repensar a função da escola a partir dos projetos de trabalho. In: Revista Pátio. Ano 2, n.6, p.27-31, ago/ out 1998.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Apresentação. 2014. IN: FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Paz e Terra. São Paulo. 2014. (Capitulo de livro)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)(Obra completa)

GOMES, Alberto Albuquerque. Usos e possibilidades do grupo focal e outras alternativas metodológicas. In: Eccos Revista Científica. vol. 7; nº 2. São Paulo: UNINOVE. Jul./dez.,2005. Disponível em: https://philpapers.org/rec/GOMUEP Acessado em: 10 de out: 2017. (Artigo em Periódico Digital)

LEBOURG, Elodia Honse; FERNANDES, Valdete Aparecida. O copo meio cheio: a rede como um campo de possibilidades de valorização de professores. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 254-262, 2016. Disponível em: periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/10975. Acessado em: 9 de out: 2017. (Artigo em Periódico Digital)

MINAYO, M.C. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1998. (Obra completa)

REIA-BAPTISTA, Vítor. Pedagogia da comunicação, cinema e ensino: dimensões pedagógicas do cinema. Educación y Medios de Comunicación em el Contexto Iberoamericano, p.143-155, 1995. Disponível em: sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/9120. Acessado em: 8 de out: 2017. (Artigo em Periódico Digital)

ROVERI, Fernanda Theodoro; SOARES, Carmen Lúcia. Compre, colecione e fique na moda: reflexões sobre o consumismo infantil e o brincar. Zero-a-Seis, v. 17, n. 31, p. 3-14, 2015. Disponível em: periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p3. Acessado em: 8 de out: 2017. (Artigo em Periódico Digital)

PIOVESAN, Angélica; BARBOSA, Lívia; COSTA, Sara Bezerra. Cinema e Educação. In: Colóquio EAD comunicação, 2010, Aracaju. Colóquio EAD comunicação, p.01, 2010. Disponível em: geces.com.br/simposio/anais/wp-content/uploads/2014/04/CINEMA_E_EDUCACAO.pdf. Acessado em: 10 de out: 2017. (Artigo em Periódico Digital)

http://territoriodobrincar.com.br/territorio-do-brincar-na-midia/filme-territorio-brincar/ Acessado em 5 de out: 2017. (youtub)


Texto completo: PDF